InícioEntretenimentoCelebridadeCaixa cancela exposição que mostra Bolsonaro defecando em bandeira

Caixa cancela exposição que mostra Bolsonaro defecando em bandeira

A Caixa Econômica Federal decidiu cancelar uma exposição à mostra em Brasília que trazia artes políticas, como uma ilustração de Jair Bolsonaro (PL) defecando na bandeira do Brasil. A exposição “O grito!” contava com uma obra chamada “Bandeiras”, que tinha ainda Paulo Guedes, Arthur Lira (PP-AL) e Damares (Republicanos-DF) dentro de uma lixeira com as cores do país.

O banco divulgou, em nota, que identificou na mostra “manifestação com viés político-partidário”. A exposição foi patrocinada dentro do Programa de Ocupação dos espaços da Caixa Cultural 2023/2024, modelo de seleção pública para projetos culturais, e esse tipo de manifestação fere as diretrizes do programa.

Além de cancelar a mostra, que iria de 17 de outubro a 17 de dezembro, a Caixa informou que vai apurar as “responsabilidades pelos órgãos internos”. Políticos e influenciadores de direita também reagiram e pediram punições. Bia Kicis (PL-DF), por exemplo, protocolou três requerimentos sobre o tema na noite desta segunda-feira (23/10).

Eles pedem a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para “prestar esclarecimentos acerca do evento”, o depoimento da Presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e da Superintendente Nacional de Patrocínio, Eventos e Promoção da Caixa, Ana Luiza Fraga, e solicitam ainda, ao Tribunal de Contas da União que fiscalize os gastos e eventuais irregularidades do patrocínio com a mostra.

As artes polêmicas A obra “Bandeiras” conta com várias flâmulas do Brasil modificadas para fazer referência a temas polêmicos, como discussões sobre aborto, drogas e censura. Há uma bandeira do país com a folha da maconha ao centro, outra totalmente rosa com a frase “manda nudes” e uma com as cores do partido nazista, mas com um símbolo de proibido e o número 22 no meio, fazendo referência à dezena de Bolsonaro na urna nas últimas eleições.

Exposição com bandeiras do Brasil (3)

Artes também fazem ironia com afirmações de “imbroxável” de Bolsonaro Reprodução/@colecao_bandeira

Exposição com bandeiras do Brasil (5)

Paulo Guedes, Arthur Lira e Damares em ilustração sendo colocados dentro de lixo em arte Reprodução/@colecao_bandeira

Exposição com bandeiras do Brasil (4)

Bandeiras contam com referências políticas Reprodução/@colecao_bandeira

Exposição com bandeiras do Brasil (6)

Bandeira do Brasil com bebê ao centro e frase “Brasil sem aborto” Reprodução/@colecao_bandeira_2

Exposição com bandeiras do Brasil (2)

Arte associando número 22 ao nazismo Reprodução/@colecao_bandeira

Exposição com bandeiras do Brasil (7)

Crítica do período da pandemia Reprodução/@colecao_bandeira

Exposição com bandeiras do Brasil (8)

Discussões sobre drogas também estão em mostra Reprodução/@colecao_bandeira_2

Exposição com bandeiras do Brasil (1)

Ilustração de bandeira com frase “Caipirinha e comunismo” Reprodução/@colecao_bandeira

Caixa cancela exposição que tem Bolsonaro defecando em bandeira (2)

Várias bandeiras do Brasil modificadas em arte com críticas políticas Reprodução/@colecao_bandeira_2

Na arte do ex-presidente defecando na bandeira, ele está agachado e com o celular na mão. A exposição “O Grito!” foi divulgada como uma mostra que propõe reflexão sobre os 200 anos de Independência do Brasil. Ela contava com obras de vários artistas visuais brasileiros. A obra “Bandeiras” é da artista Marília Scarabello, que coleciona imagens de bandeiras do Brasil manipuladas desde 2016.

A Caixa cita que ela faz “releituras da bandeira brasileira que retratam os mais diversos imaginários acerca do Brasil, com variadas manifestações de pensamento”. Veja a nota completa:

“A CAIXA informa que a exposição ‘O grito!’ foi selecionada no âmbito do Programa de Ocupação dos espaços da CAIXA Cultural 2023/2024, modelo de seleção pública para projetos culturais que são patrocinados para ocupação dos espaços do banco.

A obra ‘Bandeiras’ compõe a exposição e apresenta uma coleção de imagens do público em geral recebidas pela artista Marília Scarabello, desde 2016, com releituras da bandeira brasileira que retratam os mais diversos imaginários acerca do Brasil, com variadas manifestações de pensamento.

Considerando que foi identificada na obra em questão manifestação com viés político-partidário, o que fere as diretrizes do programa, a CAIXA decidiu suspender a referida exposição. A direção do banco informa ainda que determinou apuração de responsabilidades pelos órgãos internos.”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

STF valida uso de vestimenta religiosa em fotos oficiais

Por unanimidade, Corte estabeleceu que é constitucional o uso de acessórios de cunho religioso...

PETO recupera veículo, onde vítima chegou a ser baleado durante assalto

Nesta quarta-feira (17) de abril, militares do PETO conseguiram recuperar um veículo com restrição...

Com plenário vazio, deputados veem futebol em meio a articulação quente entre Lira e governo Lula

Foto: Levy Teles/Estadão Deputados assistem à cobrança de pênaltis entre Manchester City e...

Mais para você