InícioEditorialPolítica NacionalCâmara aprova urgência para analisar projeto que retoma vistos para turistas dos...

Câmara aprova urgência para analisar projeto que retoma vistos para turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 18, a análise do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), em caráter de urgência, que visa dispensar os vistos de turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão em todo território brasileiro. O requerimento foi aprovado por 304 votos favoráveis a 141 contrários. Com o pedido de urgência, a votação é acelerada e pode ser feita em plenário, sem passar, necessariamente, por comissões temáticas.

A medida já havia sido imposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019, mas, um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva impõe que, a partir de 2024, seja retomada a exigência de vistos para turistas australianos, americanos e canadenses. No caso dos japoneses, a permanência de visitantes oriundos do país já está pacificada para que haja dispensa de visto por até 90 dias, bem como brasileiros também pode ficar sem visto por até 90 dias no Japão. A proposta vale até setembro de 2026.

A decisão do governo Lula veio após uma resposta negativa dos quatro países em também isentar os brasileiros. Com isso, o presidente objetiva manter os critérios de reciprocidade na diplomacia do Brasil, além de afirmar que não houve aumento do número de turistas destes países.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso

O aviso foi enviado automaticamente 30 minutos antes do lançamento", disse o porta-voz Dmitri...

Marcando nova fase na carreira de Isabela Souza, “Amor da Minha Vida” chega hoje ao Disney+

A estreia de “Amor da Minha Vida”, hoje (22), no Disney+, marca um novo...

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

Câncer: a palavra que assusta e gera pânico. Mas, desde a década de 1970,...

Mais para você