InícioEditorialPolítica NacionalCâmara foi parceira do governo sem perder independência, diz Lira

Câmara foi parceira do governo sem perder independência, diz Lira

Ao fazer balanço do ano, presidente da Casa Baixa disse o Legislativo não é uma “fábrica de produção de leis”

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Câmara, Arhtur Lira, conversam em cerimônia no Palácio do Planalto Sérgio Lima/Poder360 14.set.2023

PODER360 24.dez.2023 (domingo) – 15h00

Ao fazer um rápido balanço de 2023, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Casa atuou como parceira do governo, mas sem perder sua independência, em pautas importantes para a economia em 2024. Ele destacou a aprovação do marco fiscal, do PL do Carf e de propostas da pauta social.

“Quando eu dizia que a presidência da Casa não pode instabilizar um País, seja qual presidente for, é fato que nós nunca fizemos isso, nem no governo passado, nem neste governo”, declarou Lira.

“Se não avançamos mais, é porque não somos uma fábrica de produção de leis, a gente tem que escolhê-las com muito cuidado para facilitar e melhorar o ambiente do nosso país”, complementou.

Equilíbrio Lira avalia que, em meio a uma situação de polarização política, a Casa conseguiu encontrar equilíbrio para aprovar pautas econômicas importantes em 2023.

Para ele, a Câmara também avançou neste ano com a criação da bancada negra, formada por mais de 120 deputados que se declaram pretos ou pardos. A bancada negra terá assento na reunião do Colégio de Líderes da Câmara, que define a pauta de votações do Plenário, com direito a voz e voto.

Economia Em 2024, segundo Lira, a prioridade será novamente, em parte, a pauta econômica, como a regulamentação da reforma tributária e das apostas esportivas, caso a votação desta matéria não seja concluída neste ano.

O presidente da Câmara considera prioridade ainda discutir segurança pública e a regulamentação da inteligência artificial, que hoje considera uma terra sem lei. Na visão dele, a IA pode afetar as eleições, e o tema tem mais relevância do que as fake news.

Com informações da Agência Câmara.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

300 denúncias: planos alegam prejuízos e descredenciam autistas no DF

Foi desesperador para Bruna Souza receber a mensagem de que a filha autista, Aurora,...

Repasse do Governo de Mato Grosso para o Rio Grande do Sul será feito até sexta

O Governo de Mato Grosso fará o repasse de R$ 50 milhões ao Rio...

“Devemos ao Exército não ter tido golpe em 2023”, diz Múcio

Ministro da Defesa defende as Forças Armadas e afirma que foi criticado por integrantes...

Brasil registra 180 violências contra crianças e adolescentes por hora

No Brasil, a cada hora, 180 casos de violência contra crianças e adolescentes são...

Mais para você