InícioNotíciasPolíticaCaminhada da campanha Faça Bonito promove a conscientização e o combate da...

Caminhada da campanha Faça Bonito promove a conscientização e o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes; confira

Caminhada da campanha Faça Bonito em Teixeira de Freitas (Foto: Wesley Morau)

Nesta quinta-feira (18), ocorreu a caminhada da Campanha Faça Bonito, com concentração na Praça da Prefeitura, na Avenida Marechal Castelo Branco. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a iniciativa buscou mobilizar a sociedade para atuar na prevenção e no enfrentamento da exploração e do abuso sexual de crianças e adolescentes.

“Essa é uma questão que exige o envolvimento de todos. Mobilizamos a sociedade para estar alerta e prevenir casos que possam afligir crianças e adolescentes não só em Teixeira de Freitas, como no resto do país”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo, presente no evento. “As violências que atingem esses grupos comprometem não só o crescimento de cada um como indivíduo, mas toda a comunidade na qual eles pertecem”.

Conheça a importância do 18 de Maio

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Dia 18 de Maio é uma data importante e necessária para mobilizar e engajar a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual infantil.

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes de janeiro a abril deste ano. No total, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes foram registradas somente nos quatro primeiros meses de 2023, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas – abuso, estupro e exploração sexual – e psíquicas.

Penélope Belitardo, Secretária Municipal de Assistência Social, evidenciou a atuação da pasta frente ao combate às violações de direitos: “atuamos durante todo o ano para reverter esse cenário alarmante no território teixeirense. Por meio de equipamentos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Administração Pública se empenha tanto para a prevenção, mas também para promover a superação e a minimização dos danos causados, reinserindo nossas crianças e adolescentes na sociedade e fortalecendo seus vínculos”.  

O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos aos órgãos competentes. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. Os Conselhos Tutelares de Teixeira de Freitas podem ser acionados pelos números:

CONSELHO TUTELAR 1

(73) 99913-3591 (Plantão) / (73) 3011-2736 (Sede)

CONSELHO TUTELAR 2

(73) 99913-6804 (Plantão) / (73) 3011-2736 (Sede)

O post Caminhada da campanha Faça Bonito promove a conscientização e o combate da violência sexual contra crianças e adolescentes; confira apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Janja e Fufuca postam vídeos da abertura das Olimpíadas; assista

Cerimônia foi realizada nesta 6ª (26.jul); primeira-dama viajou representando...

Há 22 dias sem tomar banho, ex-BBB Paula fará nova cirurgia estética

Foto: Globo/Reprodução 1 de 1 Paula Freitas do BBB23 sentada fazendo bico - metrópoles...

Convidados da oposição a Maduro são deportados ao chegar na Venezuela

A delegação composta por  12 representantes do Partido Popular da Espanha e um deputado...

Estado de São Paulo tem o menor número de roubos da história no primeiro semestre

O estado de São Paulo registrou no primeiro semestre de 2024 o menor número...

Mais para você