InícioEditorialEconomiaCasa da Mulher Brasileira vai concentrar serviços de proteção em um só...

Casa da Mulher Brasileira vai concentrar serviços de proteção em um só lugar

Bruno Reis e demais autoridades apresentam ordem de serviço assinada

Toda vez que uma mulher é vítima de agressão em Salvador ela precisa se deslocar até uma delegacia para prestar queixa, muitas vezes depois de já ter ido até um hospital. Então, procurar a Defensoria Pública, depois uma unidade que ofereça auxílio psicológico e, nos casos mais graves, um local que tenha abrigo. Isso requer tempo e dinheiro para se deslocar pela cidade. Nesta terça-feira (17), a prefeitura autorizou a construção da Casa da Mulher Brasileira que vai concentrar em um só lugar todos esses serviços.

O equipamento vai funcionar ao lado do Hospital Sarah, na Avenida Tancredo Neves, em um terreno de 10 mil m² cedido pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e avaliado em R$ 55 milhões. O prédio terá pavimento único e a previsão é de que fique pronto em 2023. O prefeito Bruno Reis esteve no local e fez a assinatura da ordem serviço.

“Estamos dando início a um equipamento importantíssimo, em uma área central da cidade e que vai reunir os serviços integrados do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e com participação da Polícia Civil, além de serviços de proteção e defesa dos direitos da mulher. O local terá todos os serviços, acolhimento, apoio psicossocial e encaminhamento para programas e projetos sociais”, afirmou.

O investimento será de cerca de R$ 14 milhões. O prédio terá 3,5 mil m² de área construída e serviços como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.

O local vai funcionar 24 horas, durante todos os dias da semana, e será gerenciada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A titular da pasta, Fernanda Lordêlo, disse que as mulheres atendidas serão incentivadas a participar de cursos profissionalizantes para que possam alcançar a autonomia financeira.

“Antes, a mulher tinha que ir em vários espaços diferentes para consegui atendimento, e muitas vezes, no meio do percurso ela desistia de seguir. Agora, ela terá tudo isso no mesmo espaço e isso faz com que a gente atenda a legislação, a Lei Maria da Penha, que diz que essa mulher não pode ser revitimizada, ou seja, ela não pode estar repetindo essa violência em cada espaço onde ela é direcionada”, disse.

A articulação para a construção do espaço começou em 2016, na gestão do ex-prefeito ACM Neto, e envolveu diversos órgãos do município e da união. A desembargadora Nágila Brito esteve no local representando o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e contou que visitou unidades de acolhimento durante o desenvolvimento do projeto.

“É um equipamento essencial para coibir a violência contra a mulher, porque aqui estarão todas as instituições, teremos, por exemplo, uma vara da justiça. A gente sabe que a medida protetiva pode salvar vidas e teremos os serviços sociais. É uma demonstração cabal de que a mulher pode confiar nas instituições baianas, de que ela terá ajuda e de que não está sozinha”, contou.

Estiveram presentes à solenidade também a vice-prefeita, Ana Paula Matos, representantes do Ministério Público e de entidades de apoio à mulher, além de diversas lideranças.

Atendimento
Salvador conta com três equipamentos municipais de apoio à mulher em situação de violência: o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV), nos Barris; o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Fazenda Grande II; e o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira.

Nos centros de referência, as vítimas recebem apoio psicossocial e jurídico e são encaminhadas para a rede de assistência à mulher. Já no Centro de Atendimento Irmã Dulce, que funciona 24h, é oferecido acolhimento provisório àquelas que não têm para onde ir, após realizarem a denúncia.

Em 2021, 66.502 mulheres vítimas de violência foram atendidas pela rede proteção da prefeitura, sendo que 88 delas foram assassinadas. O maior número de casos envolve ameaça (34 mil casos), injúria (12,7 mil) e lesão corporal dolosa (9,8 mil).

Bolo marcou aniversário do prefeito (Foto: Valter Pontes/ Secom)

Aniversário
Nesta terça-feira (17), o prefeito Bruno Reis comemorou 45 anos de idade e um bolo marcou a data. Durante a assinatura da ordem de serviço foram exibidos dois vídeos, um da trajetória dele como servidor público e outro da interação dele com a família. O prefeito brincou com a situação.

“Como é bom chegar aos 45 anos careca, cheio de cabelos brancos e enxergando cada vez pior, mas muito feliz. Não há nada melhor do que começar o dia fazendo o que eu mais gosto, estando nas ruas da minha cidade, vendo meu povo, minha gente e conversando com as pessoas. E inaugurando obras e iniciativas que estão transformando a nossa cidade”, disse.

Bruno deu o primeiro pedaço do bolo para a vice-prefeita Ana Paula Matos, contou da relação e amizade que existe entre eles e revelou o que pediu quando apagou as velas. “Pedi à Deus sabedoria para guiar os meus passos e orientar minhas decisões, iluminar meu caminho e me livrar de todos os males. Depois, pedi que a população continue orando por mim, porque quem fica contra o prefeito fica contra a cidade. Sou o prefeito de todos”, contou.  

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

José de Abreu faz revelação sobre sexo nos bastidores da Globo

Reprodução 1 de 1 Imagem de Tertúlio, de Mar do Sertão ...

Incêndio atinge depósito de material reciclado na zona leste de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito para materiais reciclados no Jardim José...

NOTA DE FALECIMENTO – Aparecida Aguilar

Aparecida Aguilar Data de falecimento: 02/05/2024 Saiba mais informações sobre o serviço de notas de falecimento...

Lula e ministros embarcam para o Sul após chuvas históricas

Presidente pousará em Santa Maria (RS); fará sobrevoo de áreas afetadas e se encontrará...

Mais para você