InícioEditorialCastramóvel realiza castração de cadelas e gatas neste sábado (29)

Castramóvel realiza castração de cadelas e gatas neste sábado (29)

O Castramóvel promove neste sábado (29), das 8h às 15h, atendimentos destinados a cadelas e gatas. A ação acontece no estacionamento externo do Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão, por ocasião do Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) estima que serão realizadas 40 cirurgias de castração, por ordem de chegada dos tutores dos animais de estimação. O procedimento, além de evitar a reprodução irregular, também contribui para evitar o câncer de mama nas fêmeas.

“O procedimento de castração demora cerca de 20 minutos. O animal é anestesiado, portanto não sofre. Mas o tutor precisa ficar atento aos cuidados pós-operatórios, como o uso de roupinhas pós-cirúrgicas para as fêmeas e do colar elisabetano nos dois casos, pois são itens que dificultam o acesso da boca e das patas do animal ao ferimento, evitando infecções e machucados”, explicou a titular da Dipa, Michelle Holanda.

Agendamento
Para ter acesso à castração do animal, o tutor precisa apresentar RG, cartão do SUS de Salvador, comprovante de residência na capital baiana, bem como o comprovante de vacina antirrábica com até um ano de aplicação no animal, que deve ser conduzido para a cirurgia em jejum. Em seguida, os animais passam por avaliação veterinária, antes de serem autorizados para a cirurgia.

Depois da ação do Outubro Rosa, o Castramóvel permanece no Salvador Norte Shopping pelos próximos dois meses. Nesse período, serão disponibilizadas 600 castrações, tanto para machos quanto para fêmeas, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os tutores que não conseguirem castrar suas cadelas ou gatas no próximo sábado, poderão agendar a cirurgia para outra data neste bimestre.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você