Com o empate de 1 a 1 entre Holanda e Equador, o Catar se tornou, nesta sexta-feira, o segundo anfitrião a ser eliminado ainda na fase de grupos da Copa do Mundo. Com duas derrotas consecutivas, a seleção do Oriente Médio está zerada e ocupa a lanterna da chave A.
O primeiro time da casa a cair na fase de grupos havia sido a África do Sul. A equipe até venceu um duelo em 2010 – superou a França por 2 a 1 -, mas chegou a quatro pontos e terminou na 3ª posição de sua chave. Naquela ocasião, Uruguai e México garantiram vaga no mata-mata.
O Catar protagonizou a estreia desta Copa do Mundo no último domingo, quando perdeu para o Equador por 2 a 0. Já nesta sexta, levou 3 a 1 de Senegal e chegou ao segundo revés. Com os resultados, os holandeses lideram a chave e somam quatro pontos, assim como os equatorianos. Os senegaleses, por sua vez, têm três e ocupam a terceira posição.
O Catar retorna aos gramados na terça-feira, ao meio-dia (de Brasília), quando enfrenta a Holanda. A partida, válida pela 3ª rodada da fase de grupos, será a última dos cataris nesta edição do Mundial.