InícioNotíciasPolíticaCBMDF oferece ajuda para resgatar vítimas de terremoto na Turquia

CBMDF oferece ajuda para resgatar vítimas de terremoto na Turquia

Não há brasileiros entre vítimas da tragédia. Terremoto com 7,8 graus de magnitude atingiu região e mais de 5 mil pessoas morreram 07/02/2023 19:54, atualizado 07/02/2023 19:54

Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) prontificou-se a enviar esforços à Turquia e Síria para amparar os cidadãos locais, após o forte terremoto que atingiu a fronteira do países, nessa segunda-feira (6/1).

Segundo a corporação, já estão em andamento as tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério de Relações Exteriores e com a embaixada.

Em nota, o CBMDF afirmou que os militares estão aptos para trabalhar juntamente às forças nacionais com equipes altamente treinadas para busca e resgate de estrutura colapsada, equipes com utilização de cães para busca, de atendimento de emergência com produtos perigosos, e bombeiros para primeiros auxílios.

No texto, a corporação também lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias afetadas pelo terremoto.

“Em nome da Comandante-Geral, Cel. Mônica de Mesquita Miranda, apresenta as condolências à República da Turquia e da Síria, e envia sua solidariedade às famílias das vítimas afetadas pela tragédia. O Corpo de Bombeiros Militar aproveita a oportunidade para reiterar a Embaixada da República da Turquia e da Síria no Brasil, sua mais elevada consideração”, ressaltou o CBMDF.

TerremotoO tremor de magnitude 7,8 da manhã de segunda-feira atingiu área perto da cidade de Gaziantep e deixou enorme rastro de destruição na Turquia e na Síria. Horas mais tarde, outro tremor com 7,5 de magnitude foi sentido.

Uma visão de um prédio danificado em Hatay, Turkiye, após terremotos de magnitude 7,7 e 7,6 atinge Hatay em Turkiye, em 06 de fevereiro de 2023. A Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD) de Turkiye disse que o terremoto de magnitude 7,7 ocorreu em 04h17 (0117GMT) e foi centrado no distrito de Pazarcik e terremoto de magnitude 7,6 ocorreu no distrito de Elbistan, na província de Kahramanmaras, no sul de Turkiye. As províncias de Gaziantep, Sanliurfa, Diyarbakir, Adana, Adiyaman, Malatya, Osmaniye, Hatay e Kilis foram fortemente afetadas pelos terremotos

Ercin Erturk/Anadolu Agency via Getty Images

Terremoto deixa mais de 1.500 mortos na Turquia e na Síria

Os esforços de resgate e busca continuam no prédio de 14 lojas desmoronado após o terremoto de magnitude 7,7 atingir Adana, Turkiye em 06 de fevereiro de 2023. A Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD) de Turkiye disse que o terremoto de magnitude 7,7 ocorreu em 4h17 (0117GMT) e estava centrado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no sul de Turkiye. As províncias de Gaziantep, Sanliurfa, Diyarbakir, Adana, Adiyaman, Malatya, Osmaniye, Hatay e Kilis foram fortemente afetadas pelo terremotoEren Bozkurt/Agência Anadolu via Getty Images

terremototurquia (1) (1)

Turquia e Síria foram devastadas por grande terremotoUgur Yildirim/ dia images via Getty Images

Operações de busca e resgate são conduzidas em edifícios desmoronados após um terremoto em Aleppo, na Síria

Operações de busca e resgate são conduzidas em edifícios desmoronados após um terremoto em Aleppo, na SíriaOmer Alven/Anadolu Agency via Getty Images

Terremoto na Turquia e na Síria

Operação de busca e resgate é realizada nos destroços de um prédio no distrito de Haliliye, em Sanliurfa, depois que um terremoto de magnitude 7,8 atingiu as províncias do sul de Turquia e do norte da SíriaRauf Maltas/Anadolu Agency via Getty Images

Desde então, muitas vítimas estão sob escombros. As equipes de resgate continuaram a trabalhar durante a noite, mesmo diante do frio que toma conta principalmente da Turquia, com nevascas e risco de congelamento.

De acordo com Orhan Tatar, da Agência de Gerenciamento de Desastres da Turquia, 24.400 estão envolvidas nas buscas no país.

Segundo o governo local, os abalos sísmicos deixaram mais de 5 mil mortos nos dois países.

Mais lidas

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Contratadas! Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow

Instagram/Reprodução 1 de 1 Fernanda e Pitel posam juntas durante festa no BBB24 -...

DF: Receita desarticula esquema de sonegação com rombo de R$ 98 mi

Divulgação / Secretaria de Economia 1 de 1 Viaturas da Receita do DF -...

Homem com camisa do Hamas distribui panfletos durante sessão convocada por deputados do PT na Câmara

Um homem usando uma camisa do Hamas foi flagrado, nesta quarta-feira (24), andando pela...

Yanomamis rendem garimpeiros e os entregam à Força Nacional

Indígenas dizem que a ação foi motivada pela contaminação da água por mercúrio depois...

Mais para você