InícioEditorialPolítica NacionalChanceler da Rússia chega ao Brasil nesta segunda-feira

Chanceler da Rússia chega ao Brasil nesta segunda-feira

O chanceler russo, Sergei Lavrov, chega ao Brasil nesta segunda-feira, 17, e vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta segunda-feira, 17, em Brasília. Vieira receberá Lavrov no Palácio do Itamaraty, onde os chanceleres “conversarão sobre o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa” e as “perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação”, segundo nota à imprensa do Ministério das Relações Exteriores. Outra pauta da reunião será o “fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais”, sendo uma oportunidade “para tratar do conflito na Ucrânia”, acrescenta o comunicado. A nota lembra que o Brasil defende “nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada”. Lavrov faz um giro por países da América Latina até a próxima sexta-feira, 21, e deve visitar também Venezuela, Nicarágua e Cuba.

A visita de Lavrov ao Brasil ocorre no dia seguinte à conclusão, neste domingo, 16, da viagem de três dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China e aos Emirados Árabes Unidos, durante a qual o presidente brasileiro conversou com os contrapartes chinês, Xi Jinping, e emiradense, Mohammed ben Zayed al Nahyan, sobre a criação de um grupo de países, semelhante ao G20, para mediar o conflito causado pela invasão da Rússia ao país vizinho.

Segundo o veículo cubano Prensa Latina, Lavrov promoverá em sua visita aos países latino-americanos, a cooperação nos âmbitos político, comercial, econômico e cultural. De acordo com a chancelaria cubana, a visita de Lavrov a Havana será no próximo dia 19, coincidindo com a eleição do presidente cubano pelo Parlamento, que poderá reconduzir o atual mandatário, Miguel Díaz-Canel, a um novo mandato de cinco anos.

*Com informações da AFP

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Após seca histórica, indústria do AM acende alerta para clima em 2024

Meses após a seca histórica no Rio Negro, em Manaus, capital do Amazonas, a...

Governador liga para Lewandowski após ataques com mortes no Ceará

Elmano de Freitas (PT) diz não descartar pedir apoio do governo Lula para reforçar...

Venda agressiva e Gusttavo Lima na propaganda: o que é a Gav Resorts

Com vendedores gravados fazendo promessas “estratosféricas” de investimentos e turistas reclamando de abordagens predatórias,...

2 ministros não reconhecem ligação de Jefferson com 8 de Janeiro

Para Nunes Marques e André Mendonça, ofensas do ex-deputado descritas por Moraes não o...

Mais para você