A OpenAI está considerando a introdução de publicidade em seus produtos de inteligência artificial, buscando novas fontes de receita enquanto se reestrutura como uma empresa com fins lucrativos. As informações são do Financial Times.
Sarah Friar, diretora financeira, afirmou que a empresa de US$ 150 bilhões está avaliando um modelo de anúncios, mas com cautela sobre como e quando os implementar.
A OpenAI, que recentemente obteve US$ 6,6 bilhões em financiamento, tem contratado profissionais de publicidade de gigantes como Meta e Google.
Apesar dessa possibilidade, Friar esclareceu que, embora a empresa esteja aberta a explorar novas fontes de receita, não há planos ativos para buscar publicidade.
Leia mais
- Demanda energética da IA está cada vez maior — e esse é um problema
- Produzidas ‘como eletricidade’: CEO da Nvidia defende fábricas de IA
- Não são só data centers e redes de energia que IA pode sobrecarregar; entenda
A OpenAI está focada em gerar receita com produtos como seu mecanismo de busca baseado em IA, que já está sendo explorado por rivais como a Perplexity.
Nem todos na OpenAI querem publicidade no produtos
- A publicidade tem sido uma fonte significativa de receita para empresas de tecnologia, como Google e Meta, mas dentro da OpenAI há divisões sobre como ela poderia ser integrada.
- Sam Altman, CEO da empresa, está mais receptivo à ideia.
- A OpenAI enfrenta altos custos com o desenvolvimento de modelos de IA, o que a leva a buscar formas alternativas de monetização.
Embora a OpenAI tenha alcançado cerca de US$ 4 bilhões em receitas anuais, a empresa prevê que queimará mais de US$ 5 bilhões nos próximos anos devido aos elevados custos de desenvolvimento.
Atualmente, sua principal fonte de receita vem da API que permite a integração de sua tecnologia por outras empresas e desenvolvedores. Friar afirmou que, por enquanto, a empresa prefere focar nas oportunidades mais imediatas antes de investir em publicidade.
O post ChatGPT com anúncios? OpenAI considera colocar publicidade na IA apareceu primeiro em Olhar Digital.