InícioEditorialChina se prepara para nova onda de covid-19 e estima até 65...

China se prepara para nova onda de covid-19 e estima até 65 milhões de casos

Novas infecções por covid-19 ameaçam a China e o país prevê até 65 milhões de casos por semana. Autoridades chinesas entraram em alerta sobre a possibilidade na última segunda-feira, 22, diante do avanço da subvariante XXB da Ômicron que pode elevar substancialmente o número de pessoas infectadas.

Em dezembro de 2022, foi desmontada a infraestrutura da política de Covid Zero para reativar a movimentação da economia. Desde abril deste de 2023, o gigante asiático enfrenta aumento considerável de novas infecções.

Em conferência científica na cidade de Guangzhou, relatadas pelo jornal Pengpai Xinwen (The Paper) de Xangai, o renomado pneumologista e epidemiologista, Zhong Nanshan, foi quem revelou a previsão e afirma que, segundo sugerem suas modelagens, os casos podem chegar até 40 milhões por semana até o fim deste mês. 

O governo chinês vai contar com duas novas vacinas, que receberam aprovação preliminar, focando justamente na subvariante XXB que vem provocando o aumento de casos.

Cenário epidemiológico no Brasil e no mundo

Globalmente, quase 2,3 milhões de novos casos e quase 15.000 mortes foram registrados nos últimos 28 dias analisados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que compreende o período de 24 de abril a 21 de maio, uma queda de 21% e 17%, respectivamente, em comparação com os 28 dias anteriores.

Foram observados aumentos nos casos relatados nas regiões da África e do Pacífico Ocidental e aumentos nas mortes nas regiões da África, Américas, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Até 21 de maio, mais de 766 milhões de casos confirmados e mais de 6,9 milhões de mortes foram relatados globalmente.

No Brasil, segundo os últimos dados, o país agora possui 37.579.028 casos confirmados e 702.664 mortes pela Covid-19. Nos sete dias de contagem, entre 14 e 20 de maio, foram registradas mais 25.691 contaminações e 243 falecimentos pela doença no país.

A taxa de letalidade em todo o território nacional no momento permanece em 1,9%. 

Segundo o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o aumento de pessoas infectadas por SARS-CoV-2 na semana voltou a ficar abaixo dos 30 mil, nesta onda de casos das subvariantes da Ômicron.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito de Porto Alegre agradece Nunes por doações da Virada Cultural para o RS

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), enviou um vídeo ao prefeito de...

Líderes europeus criticam imigração ilegal em evento em Madri

Premiê da Itália e a deputada francesa Marine Le Pen pediram fortalecimento das fronteiras...

Espanha exige desculpa de Milei por xingar esposa do primeiro-ministro

Tomas Cuesta/Getty Images 1 de 1 Foto colorida de Javier Milei, presidente da Argentina...

Paulo Pimenta expõe divergências com Eduardo Leite sobre as enchentes no RS

O ministro Paulo Pimenta, designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para coordenar...

Mais para você