InícioEditorialChuvas intensas devem causar transtornos no Sul e Sudeste nesta sexta-feira

Chuvas intensas devem causar transtornos no Sul e Sudeste nesta sexta-feira

Algumas regiões do Brasil serão atingidas por chuvas intensas, nesta sexta-feira, 5. No Sul, devido à circulação de ventos úmidos vindos do mar contra a costa, alguns lugares sofrerão com fortes tempestades. Nas áreas costeiras, desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, há possibilidade de chuvas com volumes elevados, o que pode causar transtornos. Por outro lado, na metade oeste dos três estados, o tempo será firme, com sol entre nuvens e aumento das temperaturas. No Sudeste, as pancadas persistem em grande parte da região, com risco de transtornos e prejuízos. O alerta é válido para a metade norte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Isso ocorre devido a um corredor de umidade associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que recebe o suporte de uma frente fria subtropical com seu ciclone no oceano Atlântico. São esperados volumes acima de 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e erosão. Já no oeste de São Paulo, o tempo firme retorna com a aproximação de uma massa de ar seco.

Outras regiões do Brasil

No centro do país, as pancadas de chuva persistem devido a instabilidades, como uma área de baixa pressão atmosférica, um cavado e o corredor de umidade associado à ZACS. São esperados volumes acima de 100 mm entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, o que pode causar transtornos como alagamentos e erosão do solo. Por outro lado, o tempo firme volta a predominar em grande parte de Mato Grosso do Sul devido à chegada de uma massa de ar seco, que inibe a formação de instabilidades. No Nordeste, a chuva volta a ganhar intensidade em algumas áreas devido à aproximação de uma frente fria subtropical, que contribui para o corredor de umidade associado à ZCAS. São esperados volumes de chuva acima de 50 mm em grande parte da Bahia, com possibilidade de alagamentos. Enquanto isso, a chance de chuva é menor e o tempo firme predomina na faixa norte da região, desde o centro do Maranhão até o litoral de Sergipe até o Rio Grande do Norte. Por fim, na região Norte, são esperadas pancadas de chuva em grande parte do território devido a instabilidades tropicais e ao corredor de umidade associado à ZCAS. As chuvas serão intensas no sul de Rondônia, sudeste do Amazonas, sul do Pará e em grande parte do Tocantins, com potencial para transtornos como alagamentos e erosão, com volumes que podem variar entre 50 e 120 mm. A chance de chuva é menor em Roraima.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Avião de Leila Pereira resgata cerca de 100 animais no Rio Grande do Sul

O avião da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, desembarcou em Sorocaba nesta terça-feira (21), com cerca de 100 animais resgatados em meio às enchentes do Rio Grande do Sul. Imagens...

Moraes pede para ONU liderar ‘Declaração de Direitos Digitais em Defesa da Democracia’

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitou nesta terça-feira...

Mais para você