InícioEditorialPolítica NacionalCid Gomes defende que investigações da CPMI sejam realizadas na linha do...

Cid Gomes defende que investigações da CPMI sejam realizadas na linha do tempo

Vice-presidente do colegiado afirma que a apuração de acordo com a ordem cronológica será importante para identificar se houve autoria intelectual e financiamento organizado nas manifestações

Pedro França/Agência Senado

As primeiras sessões de oitivas da CPMI estão previstas para a próxima semana

O vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, senador Cid Gomes (PDT-CE), disse ser importante que investigações no colegiado sejam realizadas na linha do tempo dos fatos e omissões que deflagraram nos ataques aos prédios dos Três Poderes. “Defendo que a relatora faça na linha do tempo um levantamento dos fatos e a, partir da audição de pessoas, vá se buscar coisas que a gente pactuou, a direção, a mesa da CPMI”, afirmou, em entrevista exclusiva ao repórter Bruno Pinheiro, da Jovem Pan News. Segundo o vice, a apuração de acordo com a ordem cronológica será importante para identificar se houve autoria intelectual e financiamento organizado nas manifestações, além de eventuais omissões e represálias por parte das polícias e forças militares.

“O que não se pode fazer é já hoje tratar de omissão no dia 9 ou no dia 7, se a gente está ainda na linha do tempo, vendo coisa para trás”, explicou o senador. “Houve omissão? Na hora certa, vamos identificar isso. Só não pudemos é já começar agora a ver se houve omissão se nem foram levantados os precedentes na cronologia, na ordem do tempo”, defendeu. A CPMI definiu que Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), será o primeiro a prestar depoimento na Comissão, na próxima terça-feira, 20. Ele é investigado por usar o cargo para permitir bloqueios em rodovias durante manifestações contra o resultado das eleições de outubro do ano passado. Na quinta-feira, dia 22, será ouvido o depoimento de George Washington de Oliveira Sousa, preso por tentativa de explodir uma bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, no fim do ano passado. No mesmo dia, o colegiado receberá Valdir Pires Dantas Filho, perito da Polícia Civil do Distrito Federal, responsável por desarmar a bomba.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você