InícioEditorialPolítica NacionalCid recua sobre ter sido coagido a falar após áudios irritarem Moraes;...

Cid recua sobre ter sido coagido a falar após áudios irritarem Moraes; militar saiu preso

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) 22 de março de 2024 | 20:15

O tenente-coronel Mauro Cid confirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (22) o teor dos depoimentos de sua colaboração premiada e negou que tenha sido coagido pela Polícia Federal a dar as declarações.

Com a oitiva, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) recua do tom adotado em áudios revelados pela revista Veja nos quais ele acusa a PF de pressioná-lo a dar a uma versão específica dos fatos e critica o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na corte.

Cid, por sua vez, se recusou na oitiva a dizer com quem conversava no momento em que deu as declarações, algo que os investigadores queriam saber. O diálogo teria ocorrido por mensagens no WhatsApp.

O tenente-coronel foi chamado a prestar o depoimento no dia seguinte à revelação dos áudios. Logo após a audiência no STF, ele acabou preso preventivamente pela segunda vez. A PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão na sua casa.

Segundo integrantes da PF, o tenente-coronel feriu o acordo de confidencialidade da colaboração premiada, o que foi considerado como o descumprimento de uma medida cautelar. Ele fez isso, avaliam investigadores, para tentar atrapalhar a apuração, sendo suspeito de obstrução de Justiça.

O Supremo também informou que está sob análise a homologação da delação feita pelo militar, já que os termos não foram tratados pela corte e, sim, pelos investigadores.

A medida ocorreu após Cid prestar depoimento no Supremo, conduzido pelo desembargador Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes.

Funcionários do tribunal informaram que Cid passou mal e desmaiou ao saber da ordem de prisão, mas logo depois se recuperou. Ele chegou a ser atendido por brigadistas no local.

Julia Chaib/Folhapress

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você