InícioEditorialPolítica NacionalTRE-DF decide tornar Leandro Grass inelegível por 8 anos

TRE-DF decide tornar Leandro Grass inelegível por 8 anos

Condenação é por descumprimento das normas eleitorais durante a disputa pelo governo em 2022; presidente do Iphan disse que vai entrar com recurso

Valter Campanato/Agência Brasil

Por 4 votos a 2, Leandro Grass é declarado inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) decidiu por 4 votos a 2 pela inelegibilidade do ex-deputado distrital e ex-candidato a governador do DF,  Leandro Grass (PV), por um período de 8 anos, por descumprimento das normas eleitorais durante a disputa pelo governo em 2022. A ação foi disciplinada pela Coligação Unidos pelo DF, ligada ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que acusou Grass de disseminar notícias falsas sobre o adversário durante a campanha. A sanção dos desembargadores também atingiu Olgamir Amancia Ferreira, candidata a vice-governadora da chapa (PCdoB) e, como agravante, condenou o coordenador de comunicação da candidatura do sociólogo, Ricardo Taffner, a pagar uma multa no valor de R$ 20 mil. 

O relator do caso, desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa considerou a ação improcedente e defendeu que os atos do candidato não geraram gravidade para desequilibrar o resultado das eleições, tendo em vista que Ibaneis conseguiu se reeleger em primeiro turno. Ele foi acompanhado pelo desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti, mas tiveram o voto vencido. 

O político ficou em segundo lugar no resultado da última eleição (434.587 votos) e atualmente ocupa o cargo de presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele afirmou que entrará com recurso “confiado na justiça e na verdade” e que “não desistirá de Brasília”.  “Afirmo com clareza e veemência: continuo firme e convicto de que fiz a disputa eleitoral de maneira íntegra, correta e sem cometer qualquer tipo de abuso de poder”, destacou, em nota. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

À la Carrie Bradshaw: inspire-se em 5 looks icônicos da personagem

Com a chegada triunfal da série Sex and the City ao catálogo da Netflix,...

Governo federal pede investigação sobre morte de senegalês em SP

Serigne Mbaye morreu ao cair do 6º andar de um prédio durante uma operação...

Dina votou no Bolsonaro. Tião, no Lula. E nós três nos encontramos no Goiás profundo

Dois dos meus amigos mais próximos, que estão comigo nos momentos mais difíceis, não...

Mais para você