A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Promoção Social e Cultura, lançou na sexta-feira (02) o projeto Cine Cultura na Casa da Cultura, voltado à exibição de projetos audiovisuais (como filmes e documentários) que estimulem a reflexão e o diálogo sobre questões pertinentes e presentes na sociedade teixeirense. Em sua primeira edição, foi exibido “Stimados Autistas”, documentário de 2020 dirigido e produzido por Cristiano de Oliveira.
A escolha desta obra em específico buscou provocar o debate — mediado por Guilhermina Elisa Bessa, professora mestra da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e especialista em Educação Inclusiva — sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a realidade de pessoas diagnosticadas. Ao pautar o autismo durante diálogos e eventos em conjunto com a sociedade, a administração pública desmistifica preconceitos e gera um ambiente mais acolhedor e inclusivo aos teixeirenses autistas.
Janjara Cardoso Andrade esteve presente no CIne Cultura juntamente com seu filho, que é autista, e destacou a importância do projeto: “fiquei muito feliz com a iniciativa e senti vontade de falar toda hora; autismo é um tema que precisamos conversar sobre todos os dias. As pessoas vão sair daqui com outro olhar sobre essa realidade”.
O post Cine Cultura: confira como foi a exibição do documentário ‘Stimados Autistas’ na Casa da Cultura apareceu primeiro em Prefeitura de Teixeira de Freitas – Bahia.