InícioEditorialEsportesClubes serão punidos por casos de racismo no futebol brasileiro

Clubes serão punidos por casos de racismo no futebol brasileiro

Casos de racismo irão render punições pesadas a clubes no futebol brasileiro. A CBF instituiu penalidades por qualquer tipo de ofensa racial em competições nacionais.  A decisão foi anunciada nesta terça-feira (14), durante o Conselho Técnico na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

A penas serão gradativas, e subirão de gravidade à medida em que houver reincidência. No primeiro caso, haverá multa de cerca de R$ 500 mil (o valor exato ainda será divulgado). Se o mesmo clube voltar a ser envolvido, a pena é de perda de mando ou jogar no estádio fechado. Em um terceiro caso, aplica-se a perda de pontos.

O texto será publicado no Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2023 ainda nesta terça-feira. A proposta já havia sido levantada em agosto de 2022, durante seminário na sede da CBF. A ideia partiu do proprio presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Ele acredita que a punição esportiva seja importante para a conscientização de todos os envolvidos no futebol, inclusive torcedores.

A decisão da CBF de inserir no regulamento geral se dá para não haver chance de que os clubes derrubassem o assunto no conselho técnico de cada divisão do Brasileirão. Segundo o jornal O Globo, as agremiações viam com ressalvas as punições esportivas para atos praticados por torcedores, e a maioria defendia a punição individual ao autor dos atos racistas.

O atual Regulamento Geral de Competições da CBF não previa penalização para casos de racismo. O artigo 1 do regulamento de 2022 afirma que “as competições nacionais oficiais do futebol brasileiro exigem de todos os intervenientes colaborar de forma a prevenir comportamentos antidesportivos, bem como violência, dopagem, corrupção, manifestações político-religiosas, racismo, xenofobia ou qualquer outra forma de discriminação”.

O RGC é a norma que rege todos os torneios organizados pela CBF. Assim, a nova regra vale para as Séries A, B, C e D, Copa do Brasil, competições de base, entre outros torneios. Os estaduais, como são de responsabilidade das federações locais, não serão afetados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lote de restituição do Imposto de Renda para o RS supera R$ 1,1 bi

São mais de 900 mil declarantes gaúchos na 1ª etapa; os pagadores de impostos...

Jaqueline Tzemos comemora mais um ano de vida com almoço entre amigas

Com simpatia e uma energia contagiante, Jaqueline Tzemos cria laços e cultiva amizades por...

Quase 12 mil animais já foram resgatados das enchentes no RS

Segundo último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 11.932...

Mais para você