InícioEntretenimentoTecnologiaCoelba dá dicas sobre como economizar energia em condomínios

Coelba dá dicas sobre como economizar energia em condomínios

Pequenas mudanças de hábitos cotidianos podem garantir um importante desconto no valor final da fatura de energia das residências. A adoção de práticas mais eficientes relacionadas a eletricidade em prédios e condomínios também ajudam a economizar e diminuir o valor da contribuição condominial. Em um momento em que a contenção de gastos é importante para o equilíbrio financeiro dos cidadãos, a Neoenergia Coelba orienta seus consumidores com dicas para evitar o desperdício de energia nos condomínios.

Nas áreas comuns e nas garagens é recomendado instalar sensores de presença para que as lâmpadas acendam apenas quando houver pessoas transitando no local. Isto evita que as luminárias fiquem acessas sem necessidade, evitando o desperdício. Se for possível, troque as lâmpadas do condomínio por LED, que são mais longevas e garantem uma economia de energia de aproximadamente 50% no sistema de iluminação.

“A manutenção dessas luminárias, assim como em outros equipamentos, também é importante para economizar energia. Orientamos que haja uma limpeza regular nas luminárias para evitar o acúmulo de poeira, o que provoca um aumento no consumo quando a iluminação não é adequada”, explicou a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Em condomínios com mais de um elevador, recomenda-se a instalação de sistemas de controle de tráfego e chamada antecipada. Eles fazem com que apenas o elevador mais próximo do andar seja acionado quando o condômino chamar. Além disso, parar os equipamentos em locais estratégicos, como na metade do prédio, fora do horário de pico do uso de elevadores diminui deslocamentos e, consequentemente, o consumo de energia.

Também é importante orientar aos condôminos sobre a necessidade de respeitar o limite de peso do elevador. Além da questão de segurança, a sobrecarga aumenta o consumo. Outras orientações aos moradores é chamar apenas um elevador nos prédios com mais de um equipamento e, sempre que possível, optar pelas escadas em caso de deslocamentos de até dois andares.

Uma orientação mais técnica é a utilização de motores de alto rendimento, com inversores de frequência e frenagem regenerativa. Com eles, o calor da frenagem realimenta a rede elétrica interna do local e a energia é utilizada nos outros elevadores, iluminação e demais equipamentos.

Já a instalação de placas solares fotovoltaicas é indicada se o condomínio tiver área para instalar a geração. O consumo de energia com lâmpadas e motores podem ser compensados com essa solução.

O uso racional da água também é uma dica de economia de energia. Além de ajudar o meio ambiente, a prática diminui a utilização das bombas e, também, do consumo.

Vale Luz Condomínios

Uma outra possibilidade de descontos na fatura de energia é a inserção do condomínio no Programa Vale Luz Condomínios. A iniciativa, que atualmente já atende 38.964 unidades consumidoras nas distribuidoras da Neoenergia (Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e Neoenergia Pernambuco), já concedeu R$ 1,6 milhão em descontos desde o seu início, em 2015. Além de contribuir para uma melhor adequação financeira dos condôminos, a iniciativa ainda promove a preservação do meio ambiente e a descarbonização do planeta.   

O Vale Luz Condomínio funciona da seguinte forma: o condomínio se inscreve no projeto e recebe a visita do caminhão da Neoenergia Coelba semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da demanda e da rota de coleta do veículo. Para entregar o material para a distribuidora e receber o desconto, é necessário que todos os resíduos estejam secos e separados para serem pesados e calculado o benefício.

 Para se inscrever, basta baixar a ficha de cadastro no site da Neoenergia Coelba e enviá-la via e-mail para eficiê[email protected], com o assunto Vale Luz Neoenergia Coelba, ou entrar em contato pelos telefones (71) 3555-3370 ou (71) 9.9967-1808. A lista de materiais aceitos também está disponível no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br).

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Quatro estrelas de Os Mutantes, fenômeno da Record, que já faleceram

Reprodução 1 de 1 Os Mutantes, novela da Record ...

Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte de golden retriever

Após a morte do cão Joca, um golden retriever enviado para o destino errado,...

Cachorro e pão: Descubra o que você precisa saber!

Se você é um amante de cachorros, com certeza já se deparou com essa...

Mais para você