InícioEntretenimentoCelebridadeComida di Buteco volta a acontecer em Salvador a partir do próximo...

Comida di Buteco volta a acontecer em Salvador a partir do próximo dia 7 de abril

Salvador é uma das cidades que participarão mais uma vez do festival Comida di Buteco que acontece entre os dias 7 de abril e 7 de maio próximos reunindo dezenas de botecos locais. Além da capital baiana, o evento será realizado simultaneamente em outras capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, tendo como temática as Ervas e Especiarias, matéria-prima fundamental para criação dos pratos que serão submetidos à avaliação dos jurados. No concurso, que é realizado em duas etapas (uma regional e outra nacional) serão eleitos o melhor boteco da cidade e posteriormente o melhor do Brasil. 

(Divulgação)
Escritor Tiago D. Oliveira

Literatura
A 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional de Praia do Forte, evento gratuito e aberto ao público, que acontecerá de 4 a 7 de maio, em diversos espaços da região, vai contar com a participação do escritor, professor e poeta baiano, Tiago D. Oliveira. O soteropolitano marcará presença nas Mesas Literárias, que acontecerão no Canto da Palavra. Oliveira, que foi finalista do prêmio Oceanos 2020 com o livro As solas dos pés de meu avô (Editora Patuá) venceu o Selo João Ubaldo Ribeiro 2020, na categoria poesia, com o original “Soprando o vento” (Editora Caramurê, 2022). 

(Divulgação)
João Gilberto (1931-2019)

Resgate
O SESC, através de seu selo fonográfico (Selo SESC), recuperou a gravação de um show icônico do pai da bossa-nova, João Gilberto, e lançará o áudio remasterizado no dia 5 de abril em sua plataforma de streaming. Durante o trabalho de restauração da obra a equipe descobriu uma canção inédita do mestre Herivelto Martins que nunca foi gravada por João. A música é Rei sem Coroa, de 1944, composta por Herivelto e Waldemar Ressureição, que fez sucesso na voz de Francisco Alves. De acordo com o Sesc, o lançamento integra o projeto Relicário, que tem como objetivo tornar público alguns shows históricos que compõem o acervo do Sesc paulista. 

(Divulgação)
Belô Velloso 

Em casa
Depois do show que apresentou em Salvador, no ano passado, para celebrar a obra do tio Caetano Veloso, Belô Velloso resolveu lançar agora em abril, um EP em homenagem ao santamarense. Com o título Belô Odara!, o álbum vai reunir as canções Sampa, Você é linda! e Odara com novos arranjos que flertam com o reggae, o afrobeat e a até com a sofrência. 

Cangaceiros
Sérgio Machado, que dirigiu a série Irmãos Freitas sobre a vida do lutador Popó e diversas outras obras, é um dos diretores cotados para dirigir uma série da Globoplay sobre a saga de Lampião e Maria Bonita. A nova produção, escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, é baseada no livro Guerreiros do Sol, de Frederico Pernambucano de Mello, o maior especialista em cangaço. 

(Divulgação)
Tatiana Mandelli, fundadora da Tidelli

Responsabilidade social
Uma das principais marcas de móveis para áreas externas do mundo, a Tidelli, cuja unidade fabril está localizada na Bahia, vai lançar, no próximo dia 5 de abril, o Instituto Tidelli, com o objetivo de desenvolver talentos e capacitar pessoas, inclusive para o empreendedorismo. A instituição, que já está funcionando no bairro de Fazendo Coutos, onde está localizada a fábrica da marca, tem como público-alvo os moradores da comunidade que são estimulados a aprender técnicas manuais que podem ser aproveitados pela própria indústria que produz mobiliário artesanal. 

(Divulgação)
Elano Passos, Carol Sousa e Celo Hermida

Três em um
Depois de realizarem uma intervenção artística juntos, os artistas plásticos Carol Sousa e Elano Passos, se uniram ao colega Celo Hermida e abririam um ateliê criativo no Rio Vermelho. O espaço, localizado na Academia Villa Forma, foi batizado de Ateliê da Villa e vai abrigar exposições das obras dos três artistas, entre telas e fotografias, além de servir como ateliê do trio. 

(Divulgação)
Antônia Risia é uma das expositoras

Arte popular
O Parque Shopping da Bahia, em Lauro de Freitas, promove, a partir de hoje (28), até 13 de abril, a mostra Design e Sustentabilidade, reunindo trabalhos de 30 artesãos do Centro de Artesanato de Sucupió. A exposição conta a história dos artesãos da comunidade de Abrantes (Camaçari), e resgata a cultura, além de fortalecer a economia local. O projeto é desenvolvido pela Rede Asta e foi implementado em março do ano passado. As peças que estarãona mostra foram confeccionadas com o trançado da tala do dendê, matéria-prima extraída na região e utilizada para a cestaria.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dengue: 9 estados e DF registram recorde histórico de casos

Em meio à explosão de diagnósticos, nove estados e o Distrito Federal já bateram...

Governo federal anuncia isenção da taxa do Enem para estudantes do Rio Grande do Sul

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que todos os estudantes do Rio Grande...

Roda Viva não pergunta a Leite sobre motores roubados de comportas

Governador do Rio Grande do Sul foi pouco questionado sobre falhas na manutenção do...

Satélite mapeia áreas que não poderão mais ser habitadas, diz Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, em entrevista ao...

Mais para você