InícioEditorialPolítica NacionalComissão da Câmara adia votação da PEC da Anistia após pedido de...

Comissão da Câmara adia votação da PEC da Anistia após pedido de vista coletivo

Proposta concede perdão a partidos que não cumpriram as cotas mínimas de destinação de recursos em razão de sexo ou raça nas eleições de 2022

Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

Parecer do relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), foi apresentado nesta quarta-feira, 13

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira, 13, após pedido de vista coletivo, a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede anistia a partidos políticos que não cumpriram as cotas mínimas de destinação de recursos em razão de sexo ou raça nas eleições de 2022. A proposta impede sanções de qualquer natureza, como devolução de valores, multa ou suspensão dos recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. O texto é um substitutivo do relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), para a PEC 9/23, do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) e outros. Durante a discussão do texto, o deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) criticou a proposta. “Estou impressionado com a aflição da celeridade de se votar essa matéria aqui na comissão. Ela trata da maior ‘anistia’ para partidos que devem cerca de R$ 40 milhões aos cofres públicos por descumprirem leis que nós mesmos elaboramos”, comentou. Já o deputado Filipe Barros (PL-PR), que é favorável a PEC, disse estar satisfeito com o texto do relator. “Só há um caminho: a não criminalização da política. A política tem que ser resolvida dentro da política. E essa PEC vem nesse sentido”, frisou.  Além da anistia para o descumprimento das cotas, o substitutivo também mantém da PEC original a proibição de sanções relacionadas à prestação de contas anteriores a 5 de abril de 2022, data de promulgação da Emenda Constitucional 117. Essa emenda passou a obrigar a destinação de 30% dos recursos dos fundos para candidaturas femininas. A próxima sessão foi marcada para terça-feira, 19.

*Com informações da repórter Janaína Camelo.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Anatel aprova novo sistema de alertas de emergência

Aviso aparecerá sobreposto às telas abertas nos celulares; utilização ainda depende de treinamento com...

Antes de nascer, filho de Viih Tube bate 100 mil seguidores nas redes

Viih Tube e Eliezer revelaram, neste sábado (25/5), que a filha Lua ganhará um...

Homem agredido por morador de rua no Sudoeste é agente da PF

O homem que foi agredido por um jovem em situação de rua, na tarde...

Delegado da Polícia Civil é baleado por PM de folga durante discussão na zona leste de São Paulo

Um delegado da Polícia Civil de São Paulo foi baleado por um PM durante...

Mais para você