Na era da internet a informação é a grande atração. As pessoas procuram por ela, precisam dela. E informação sobre os mais variados assuntos do dia a dia, desde como formatar um notebook a até mesmo onde está o restaurante mais próximo.
Diante disso, vender informação ou conteúdos diversos demonstra ser uma interessante e lucrativa opção de negócio. Afinal, se você domina detalhes a respeito de um determinado assunto, por que não ensinar as pessoas que procuram entender mais sobre ele?
É nesse contexto que criar e ministrar cursos online se apresenta como uma maneira eficiente para quem quer driblar a crise, ingressar no mercado de trabalho ou até adquirir uma renda extra.
E diante dos vários formatos que a internet hoje permite, tais como vídeos, e-books, webniars e podcasts, os cursos atingem um número cada vez maior de público, sendo vantajosos tanto para quem compartilha o conteúdo quanto para quem recebe.
Alternativas para lucrar com cursos online
Ingressar no mercado de cursos online é algo bastante tentador, ainda mais diante do fato de que com apenas alguns cliques na frente do computador as pessoas podem receber dicas preciosas sobre um assunto importante para o dia a dia delas.
Por causa da internet, a distância não é é um empecilho. Sendo assim, se você mora em Porto Alegre é possível ensinar dicas de jardinagem para alguém que reside em São Paulo.
Tudo isso economizando um bom dinheiro em passagem de viagens, hospedagem e alimentação. Por isso, vale a pena conhecer algumas maneiras práticas de ganhar dinheiro com cursos online.
Marketing de afiliados
Nesse caso você vai vender cursos online criados por outras pessoas. O seu lucro, nesse caso, vai surgir ao receber uma comissão.
Por exemplo, se você tem um blog que aborda questões envolvendo cuidados com a saúde e emagrecimento, é possível que uma empresa atuante nesse segmento utilize o seu blog para vender um curso com dicas de dietas e exercícios.
Para que o seu blog desperte o interesse de uma empresa é necessário que ele tenha bom tráfego. E no mundo dos blogs, o bom número de tráfego é o resultado de postagens que possuem credibilidade e qualidade.
Sendo assim, vale a pena pesquisar vários assuntos para que as suas postagens atraiam leitores e possam se tornar lucrativas.
Além disso, não é só de postagens relevantes que se vive um blog. Um bom plano de hospedagem de sites pode trazer várias vantagens para ele. Um exemplo disso é a adoção de uma hospedagem VPS.
Nesse tipo de hospedagem você conta com um servidor virtual privado, destinado apenas para você, garantindo mais velocidade e segurança para o seu site.
Crie o seu próprio curso online
Se você tem um blog sobre um determinado assunto, se você aprecia e domina esse assunto, por que não transformar esse seu conhecimento em conteúdo rentável? É aí que você pode criar o seu próprio curso online.
O conteúdo só vai depender de você. Aproveite ao máximo os recursos multimídia que a web oferece, tais como e-books, podcasts, infográficos e webinars.
É importante também saber separar o conteúdo transmitido, criar módulos e tópicos que irão auxiliar você e os seus alunos durante as aulas.
E na hora de comercializar, você pode vender o curso diretamente por meio do seu site ou blog ou, caso considere mais viável, disponibilizá-lo em plataformas adequadas, tais como o a Hotmart ou a Eduzz.
Produção técnica de cursos
Uma pessoa teve a grande ideia de adquirir uma renda extra oferecendo dicas sobre como ganhar dinheiro com ações na bolsa. Porém, na hora de montar o curso online, ela percebeu que não dominava softwares de edição de vídeo.
Até mesmo o Photoshop que possibilita a edição de imagens é uma coisa de outro mundo. Existe a ideia, mas como vendê-la de forma atraente e profissional?
Diante disso, você pode obter lucro atuando na produção desses cursos online, produzindo os vídeos, os infográficos, os slides e outras ações que possibilitarão uma boa criação de conteúdo.
Sem divulgação, sem lucros
Não há como falar em ganhar dinheiro com cursos online se você não trabalhar a divulgação da maneira correta. A lógica é simples: se você não falar para ninguém que tem a solução para um problema, as pessoas não irão saber.
Por isso, o trabalho de divulgação é uma etapa de suma importância, sendo realizada por meio de canais adequados, tais como blogs, canais de vídeos, e-mail marketing e, é claro, as onipresentes redes sociais.
Estudar o público-alvo, saber o que ele quer e como falar com ele faz parte desse processo. Porém, evite utilizar abordagens sensacionalistas, tais como “conheça a solução matadora”, ou “você vai perceber os resultados rapidamente”.
Oferecer soluções milagrosas retira algo que é fundamental para o êxito do seu curso online: a credibilidade.
Conclusão
Não há dúvidas de que os cursos online são hoje em dia uma alternativa válida para quem quer ganhar uma renda extra e trabalhar com o que gosta.
Por isso, quando for investir nessa área, fique atento para esses detalhes. Eles fazem toda a diferença quando o assunto é ganhar dinheiro.