InícioEditorialPolítica NacionalComunidade judaica critica apoio do Brasil a processo que chama Israel de...

Comunidade judaica critica apoio do Brasil a processo que chama Israel de genocida

A Corte Internacional de Justiça deu início nesta quinta-feira, 11, ao processo movido pela África do Sul contra Israel por genocídio. A ação recebeu apoio do Brasil, o que gerou críticas da comunidade judaica. O respaldo à acusação sul-africana também reforça a visão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra e amplia a pressão por um cessar-fogo. Israel rejeita a proposta de cessar-fogo no momento, alegando que isso beneficiaria o Hamas, que pretende realizar novos ataques. O país afirma que o objetivo da ofensiva é a destruição completa do grupo palestino. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) também criticou o apoio brasileiro, afirmando que a ação sul-africana é “cínica e perversa” e tem como objetivo impedir Israel de se defender. A acusação de genocídio é especialmente sensível para Israel, já que o termo foi cunhado para descrever o Holocausto.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Israel argumenta que o Hamas é o verdadeiro genocida, pois prega a destruição de Israel em seu estatuto de fundação. O país afirma que suas tropas estão se esforçando para minimizar o impacto sobre os civis em Gaza, enquanto o Hamas usa civis como “escudos humanos”. A embaixada de Israel no Brasil ressalta que, de acordo com a definição da ONU, o principal critério para o genocídio é a intenção, e Israel não tem a intenção de matar palestinos não envolvidos. O apoio do governo brasileiro ao processo movido pela África do Sul foi considerado “coerente” com suas posições públicas pelo diplomata Rubens Barbosa. Ele destaca que a nota do Itamaraty menciona a desproporcionalidade do ataque e a crise humanitária em Gaza. Tanto a África do Sul quanto o Brasil estão pressionando por uma redução dos bombardeios em Gaza. As audiências públicas que ocorrem esta semana discutem inicialmente o pedido de Pretória por uma medida provisória de cessar-fogo. A discussão sobre a acusação por genocídio deve se arrastar por anos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Esmeralda Bahia: Justiça dos EUA determina repatriação da maior pedra preciosa do mundo

A Justiça dos Estados Unidos acatou, nesta quinta-feira (21), o pedido de repatriação da...

Adex, Sebrae, APES e UPB realizam encontro de gestores e lideranças pelo desenvolvimento no Extremo Sul

O Sebrae foi parceiro do Encontro com Novos Gestores para o quadriênio 2025-2028, promovido...

Dinheiro no bolso: pagamento do 13º coincidirá com dia da black friday

Neste ano, um fato raro acontece: o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro...

Prima da Antibaixaria? Vereador apresenta projeto de lei para vetar contratação de artistas com músicas explícitas

Um projeto de lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) pode dar fim a...

Mais para você