InícioCondutores podem dirigir com CNH vencida sem risco de punições

Condutores podem dirigir com CNH vencida sem risco de punições

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) esclarece que o condutor com carteira de habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro pode continuar dirigindo, por tempo indeterminado, sem o risco de multa e remoção do veículo. A flexibilização na regra da validade da carteira cumpre a deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu medidas para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Mesmo com a autorização
para o motorista usar a CNH vencida, a renovação do documento tem sido o serviço mais procurado no Detran-BA, por meio de agendamento no SAC Digital, representando cerca de 40% das solicitações. “Não era prevista essa demanda para a renovação da habilitação, justamente porque ela deixou de ser obrigatória. Entendemos que muitos motoristas possam ficar com receio de rodar com a CNH fora da validade, mas não existe motivo para se preocupar. A resolução do Contran é a garantia que eles não precisam trocar a carteira, a não ser nos casos de quem pretende incluir atividade remunerada ou está com CNH que venceu antes de 19 de fevereiro”, ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Foto: Itailuan dos Anjos/Ascom
Detran-BA
Por | Ascom DETRAN-BA 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lei Joca: tutor de golden participa da primeira reunião do grupo de trabalho no Ministério de Portos e Aeroportos

Aconteceu na manhã desta terça-feira (30), no Ministério de Portos e Aeroportos, a primeira...

Pacheco condiciona PEC do Quinquênio e volta defender o fim dos supersalários

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que fará uma reunião na próxima...

Lula anuncia apoio do governo ao Rio Grande do Sul após temporais

Petista conversou com Eduardo Leite, governador do Estado; no final de semana, a região...

Mais para você