Gosta de observar o céu noturno? Preparamos uma lista com 10 dos eventos astronômicos mais fascinantes, impressionantes e raros de 2025 para você se planejar. É recomendável usar aplicativos de orientação (como Star Walk, Stellarium ou SkySafari) para localizar rapidamente qualquer objeto celeste.
Vale ressaltar que os horários precisos e a visibilidade dos fenômenos variam de acordo com sua localização.
Lista de eventos:
- Pico da chuva de meteoros Quadrântidas
- Cometa C/2024 G3 (ATLAS) no seu ponto mais brilhante
- Marte no melhor momento para ser observado no céu
- Alinhamento de 7 planetas
- “Luas de sangue”
- Eclipses solares
- Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas
- Saturno atinge oposição e “perde” os anéis
- Novembro traz a maior Lua Cheia do ano
- Pico da chuva de meteoros Geminídeas
Pico da chuva de meteoros Quadrântidas
As Quadrântidas são a primeira chuva de meteoros do ano e, para o Hemisfério Norte, uma das mais intensas. Durante o pico, entre 2 e 3 de janeiro, podem ser vistos até 200 rastros de luz por hora acima da linha do equador (por aqui, o fenômeno é bem menos imponente).
No Hemisfério Sul, a observação é limitada pela posição mais baixa do radiante, que está na constelação de Boötes, o Boieiro. Apesar disso, o espetáculo ainda pode ser encantador. Os detritos do cometa 2003 EH1, que originam essa chuva, entram na atmosfera de forma oblíqua. Isso gera longos rastros luminosos que cruzam grandes áreas do céu antes de desaparecerem, proporcionando um belo show celeste.
Cometa C/2024 G3 (ATLAS) no seu ponto mais brilhante
O cometa C/2024 G3 (ATLAS) pode ser visível a olho nu em 13 de janeiro, após o periélio (ponto mais próximo do Sol), com uma magnitude de 0,6. Embora seja melhor observado no Hemisfério Sul, em 20 de janeiro, ele ficará baixo no horizonte para quem estiver no Norte. No entanto, há ainda a possibilidade de o cometa não sobreviver ao periélio ou de ficar muito próximo do Sol, dificultando sua observação.
Leia mais:
- 7 maiores descobertas recentes da Astronomia
- Quais são os tipos de buracos negros?
- É possível que uma estrela se transforme em um planeta?
Marte no melhor momento para ser observado no céu
No dia 16 de janeiro, Marte atinge o ponto mais propício para observação, ficando maior e mais brilhante no céu. Com uma magnitude de -1,4 e diâmetro de 14,6 segundos de arco, o planeta estará em oposição, evento raro que, no seu caso, ocorre a cada 780 dias, permitindo que seja visível durante toda a noite. Essa oportunidade excepcional de admirar Marte em sua máxima proximidade com a Terra é imperdível.
Alinhamento de 7 planetas
Na noite de 28 de fevereiro, olhe para cima e veja sete planetas brilhando no céu simultaneamente! Cinco deles (Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte) estarão visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno precisarão de um par de binóculos para serem vistos.
Este fenômeno, conhecido como alinhamento planetário ou parada planetária, oferece uma excelente oportunidade para admirar e capturar imagens dos planetas.
“Luas de sangue”
Em 14 de março, haverá um eclipse lunar total, ocasião em que a Terra bloqueia a luz do Sol, mas a atmosfera terrestre refrata parte dessa luz, filtrando o azul e permitindo que apenas a luz vermelha atinja a Lua, dando-lhe um tom avermelhado, conhecido como “Lua de Sangue“. O fenômeno será visível na América do Norte e do Sul, incluindo parte do Brasil, enquanto outras regiões poderão observar um eclipse parcial.
Em 7 de setembro, acontecerá a segunda Lua de Sangue de 2025, visível na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte e Sul (especialmente no Sudeste e Nordeste do Brasil), e em várias partes dos oceanos e polos.
Eclipses solares
No dia 29 de março, ocorrerá um eclipse solar parcial, que poderá ser observado na Europa, norte da Ásia, norte e oeste da África, grande parte da América do Norte e no extremo norte da América do Sul (como o Amapá, no Brasil), além do oceano Atlântico e Ártico. Durante o pico do evento, a Lua cobrirá 93,76% do Sol, deixando ainda um estreito arco de luz solar visível.
Em 21 de setembro, acontecerá outro eclipse solar parcial, desta vez visível no sul da Austrália, no Pacífico, no Atlântico e na Antártida.
Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas
A chuva de meteoros Eta Aquáridas é mais visível no Hemisfério Sul, mas também pode ser observada até cerca de 40°N de latitude. Em 2025, seu pico ocorrerá entre 5 e 6 de maio. Durante esse período, é possível ver até 50 meteoros por hora.
O radiante da chuva surge nas horas que antecedem o amanhecer e atinge seu ponto máximo por volta das 8h, horário local. Famosa por produzir meteoros com trilhas longas e duradouras, a Eta Aquáridas promete um espetáculo impressionante para quem estiver disposto a enfrentar a madrugada.
Saturno atinge oposição e “perde” os anéis
No dia 21 de setembro, Saturno atingirá o pico de visibilidade do ano. Assim como acontece com Marte em janeiro, o planeta estará em oposição, posicionado diretamente oposto ao Sol no céu. Com uma magnitude de 0,6, o gigante gasoso será visível durante toda a noite.
Depois disso, os anéis de Saturno vão parecer cada vez mais estreitos, até atingirem sua menor espessura em 23 de novembro, quando, sob a perspectiva da Terra, darão a impressão de ter desaparecido.
Novembro traz a maior Lua Cheia do ano
A lua cheia em 5 de novembro será a maior Superlua do ano! De acordo com a plataforma de observação espacial Starwalk Space, ela aparecerá 7,9% maior e 16% mais brilhante do que a média para essa fase.
Pico da chuva de meteoros Geminídeas
Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, a chuva de meteoros Geminídeas atinge seu pico dia 14 de dezembro, madrugada que representa a melhor oportunidade para ver incríveis “estrelas cadentes”, que, nesse caso em específico, são bem brilhantes e podem ser até coloridas. Na ocasião, dependendo da localidade do observador, podem ser vistos até 120 meteoros por hora.
O post Confira 10 eventos astronômicos espetaculares esperados para 2025 apareceu primeiro em Olhar Digital.