InícioEditorialPolítica NacionalConib repudia fala de José Genoíno que sugeriu boicote a ‘empresas de...

Conib repudia fala de José Genoíno que sugeriu boicote a ‘empresas de judeus’

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) soltou uma nota neste domingo, 21, em repúdio as falas do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, durante sua participação no programa “Sabadão do DCM”. O ex-deputado federal, também condenado no esquema do Mensalão, afirmou achar “interessante a ideia da rejeição” por motivos políticos “a determinadas empresas de judeus”. A Conib enfatizou que esta é uma “fala antissemita” e que o antissemitismo é crime no Brasil.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“O boicote a judeus foi uma das primeiras medidas  adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto”, diz trecho da nota. A confederação também fez um apelo às lideranças políticas brasileiras, para que “atuem com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio”, destacando que falas como a do petista entram em desacordo com a “tradição da política externa brasileira”.

Além de ter sugerido o boicote a empresas de judeus, Genoíno declarou que o Brasil “deveria cortar as relações comerciais, na área da segurança e na área militar, com o Estado de Israel“.  A Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP) também emitiu nota repudiando o discurso do ex-deputado federal. “Além de criminosa, a fala antissemita de Genoíno remete a filosofia de Adolf Hitler”, afirma. De acordo com a entidade, pessoas ligadas ao PT “constantemente” utilizam os “mesmos discursos que flertam com o nazismo e o fascismo e que foram condenados pelo próprio PT há pouco tempo”.

Segundo a federação, as relações comerciais entre Brasil e Israel integram cerca de 450 empresas que trabalham e colaboram ativamente no setor de Tecnologia e Inovação. “O antissemitismo merece total reprovação. Esperamos, mais uma vez, a retratação e principalmente o repúdio das pessoas de bem que defendem os valores da paz e da democracia”, finaliza o comunicado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Zilu Godoi rebate discurso de Dado Dolabella sobre Wanessa: “Mentira”

Mãe de Wanessa Camargo, Zilu Godoi decidiu se manifestar nesta sexta-feira (22/2), depois de...

Blinken discorda de Lula, mas diz que “amigos podem ter discordâncias”

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, disse que discorda da...

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Novo membro assumirá cargo na Corte três meses após ser indicado pelo presidente Luiz...

Mais para você