InícioEditorialPolítica NacionalConsulta do governo ao TCU sobre pisos para saúde e educação deve...

Consulta do governo ao TCU sobre pisos para saúde e educação deve atrasar

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Tribunal de Contas da União (TCU) 17 de outubro de 2023 | 17:30

A consulta feita pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a aplicação mínima de recursos de Saúde e Educação deve atrasar, frustrando a expectativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por uma resposta rápida.

O governo pediu ao TCU para aplicar os patamares constitucionais para as duas áreas apenas a partir de 2024, argumentando que haveria um rombo orçamentário se eles valessem já para este ano. Cerca de R$ 20 bilhões precisariam ser transferidos de outras áreas para a Saúde, por exemplo.

Os limites mínimos haviam sido suspensos pelo teto de gastos, mas voltaram a valer com sua substituição pelo arcabouço fiscal.

No último dia 9 de outubro, técnicos do tribunal deram aval ao pleito de Haddad. Falta agora apenas a decisão dos ministros da corte.

No TCU, a previsão, no entanto, é que o relator do processo, ministro Augusto Nardes, peça manifestação prévia do Ministério Público de contas, o que deve atrasar o processo. Essa consulta não é obrigatória.

O governo enfrenta ainda a resistência de deputados e prefeitos, que querem a aplicação imediata dos percentuais constitucionais.

No caso dos parlamentares, menos recursos para Saúde e Educação reduzem também a possibilidade de apresentar emendas para estas áreas.

Já a Frente Nacional dos Prefeitos, que reúne gestores de capitais e cidades grandes, se manifestou contra a modificação.

Fábio Zanini/Folhapress

Comentários

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você