InícioEditorialPolítica NacionalCPI pede indiciamento de 135 pessoas pelo 8 de Janeiro; G. Dias...

CPI pede indiciamento de 135 pessoas pelo 8 de Janeiro; G. Dias e Torres ficam de fora

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal que investiga os atos de 8 de Janeiro aprovou por 6 votos favoráveis e 1 contrário nesta quarta-feira, 29, o relatório do deputado Hermeto (MDB), no qual ele solicita o indiciamento de 135 pessoas. Após a leitura do documento, deputados da CPI isentaram de responsabilidade o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Edson Gonçalves Dias, o GDias. No documento final apresentado pelo relator, é apontado que G. Dias, como é conhecido, obteve acesso a informações de inteligência consideradas necessárias para ajustar a segurança do Palácio do Planalto às vésperas do 8 de Janeiro, mas não foi repassou aos órgãos responsáveis a fim de evitar a invasão. Por quatro votos a três, o indiciamento de GDias não foi aprovado.

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres também ficou excluído da lista. Torres ficou preso por quatro meses e tem sido investigado em inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo atos antidemocráticos, desde que a Polícia Federal encontrou uma minuta que pedia intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua residência – ele nega ter participado do planejamento do 8 de Janeiro. Entre as figuras de autoridade que foram indiciadas estão Fernando de Souza, ex-secretário executivo da Secretaria de Segurança no Distrito Federal; Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante da 1ª Companhia de Policiamento Regional; Cláudio Mendes dos Santos, major da reserva da PM, apontado como um dos líderes do acampamento do 8 de Janeiro; Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal, preso desde fevereiro por suspeita de omissão.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz ter acionado STF para negociar desoneração com empresários

Presidente afirmou que a medida, como estava, serve apenas para “aumentar o lucro” de...

Um ano após tratamento CAR-T, paciente segue em remissão do câncer

O paciente Paulo Peregrino, de 62 anos, que alcançou a remissão de seu câncer...

Haddad defende linha de crédito para reconstruir casas no Rio Grande do Sul

Diante dos severos danos causados por catástrofes naturais no Rio Grande do Sul, o...

Mais para você