InícioLazer, vida e culturaSaúdeCuidando do Segundo Cérebro: Dr. Marcelo Antonio Aborda Saúde Intestinal e Doenças...

Cuidando do Segundo Cérebro: Dr. Marcelo Antonio Aborda Saúde Intestinal e Doenças Inflamatórias

Dr. Marcelo Antonio enfatiza que diariamente, sem exceção, atende pacientes com problemas gastrointestinais e de saúde intestinal. Ele ressalta a importância do intestino, conhecido como o segundo cérebro, e como problemas nessa região podem impactar no humor, qualidade do sono, imunidade e no tratamento de condições como a obesidade. O médico destaca a doença de Crohn, uma forma de doença inflamatória intestinal, com sintomas como dor abdominal, diarreia, febre e perda de peso.

Complicações relacionadas a doenças inflamatórias intestinais, como anemia, artrite, inflamação nos olhos e fadiga, são abordadas por Dr. Marcelo Antonio. Ele ressalta a importância de cuidados alimentares no tratamento, sugerindo evitar aveia, mingau, café com açúcar e leite. A alimentação baseada em comida real é enfatizada, junto com a atenção ao sistema imunológico, que está diretamente ligado à saúde intestinal.

Dr. Marcelo discute como prevenir doenças intestinais, melhorar os sintomas e buscar a remissão, destacando a importância de controlar a doença e não ser controlado por ela. Recomendações incluem evitar alimentos processados como salame, enlatados, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em açúcares, tabagismo, e moderar o consumo de massas, pães e doces. Ele incentiva a escolha de alimentos saudáveis, como vegetais folhosos, carnes magras, peixes e ovos, tubérculos como mandioca e batata doce.

O médico também menciona complicações da doença de Crohn como obstrução intestinal e câncer de cólon e intestino delgado, enfatizando a importância de melhorar os hábitos de vida para evitar essas condições e reduzir os sintomas.

Instagram: drmarceloantonio

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministério dá aval para recriação da comissão de desaparecidos políticos

Justiça ratificou o parecer elaborado pela equipe do ex-ministro Flávio Dino; colegiado foi criado...

“Tive muito medo de ser isolada”, diz 1ª mulher a comandar o CBMDF

Um ano e três meses após assumir a chefia do Corpo de Bombeiros Militar...

PF prende suspeita de ajudar detentos de fuga de presídio de Mossoró

Mulher foi detida preventivamente no Ceará; Rogério Mendonça e Deibson Nascimento foram recapturados em...

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Mais para você