InícioEditorialDaniel Silveira vai receber medalha da Biblioteca Nacional, diz jornalista

Daniel Silveira vai receber medalha da Biblioteca Nacional, diz jornalista

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber nesta sexta-feira, 1, a medalha da Ordem do Mérito do Livro, concedida pela Biblioteca Nacional a personalidades que contribuíram com a literatura brasileira. Entregue a nomes como o poeta Carlos Drummond de Andrade, a honraria será entregue ao bolsonarista, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques à Corte, em razão do Bicentenário da Independência.

A cerimônia de entrega das medalhas deve ocorrer às 15h30 desta sexta, e deve contar com a presença do ex-secretário de Cultura Mário Frias e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A informação foi antecipada pela colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.

O escritor e poeta Marco Lucchesi seria um dos homenageados pela Biblioteca Nacional, no entanto, decidiu recusar a medalha ao ser informado de que a honraria seria concedida aos aliados do presidente. “Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca. Agradeço, mas não posso aceitar”, disse.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram dez votos a favor da condenação, oito deles seguindo integralmente o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes. Apenas Kassio Nunes Marques votou pela absolvição do deputado.

Menos de 24 horas depois da decisão, o presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do bolsonarista e editou um inédito decreto concedendo perdão da pena imposta por dez dos 11 ministros da Corte.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você