InícioEntretenimentoCelebridadeDe guardião da floresta a bandido: em 24h, hacker é alvo da...

De guardião da floresta a bandido: em 24h, hacker é alvo da PF e PCDF

De ativista que lutava contra o desmatamento da Amazônia a um dos maiores cybercriminosos do país, o hacker Marcos Roberto Correia da Silva, 24 anos, mais conhecido como VandaTheGod, é alvo, ao mesmo tempo, de investigações da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O “cracker” teve o mandado de prisão cumprido pela PF enquanto a PCDF apreendeu celulares e computadores do pirata cibernético.

A prisão ocorreu na última terça-feira (9/4), na cidade de Feira de Santana, na Bahia. No entanto, quem é o hacker que mobilizou, de forma simultânea, as duas corporações? VandaTheGod ficou nacionalmente conhecido após protagonizar o maior vazamento de dados do Brasil, com a divulgação de informações pessoais de 223 milhões de brasileiros cadastrados no Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).

Audacioso e com alto conhecimento em técnicas de invasão, o hacker passou a ser respeitado após invadir sites de autoridades e instituições. Senado, Exército Brasileiro, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Civil de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Justiça de Goiás foram alvos do criminoso virtual.

Veja sites invadidos pelo hacker:

De guardião da floresta a bandido: em 24h, hacker é alvo da PF e PCDF

Reprodução

De guardião da floresta a bandido: em 24h, hacker é alvo da PF e PCDF

Reprodução

De guardião da floresta a bandido: em 24h, hacker é alvo da PF e PCDF

Reprodução

De guardião da floresta a bandido: em 24h, hacker é alvo da PF e PCDF

Reprodução

Desconfigurador No universo do cybercrime, o hacker começou a ganhar fama ainda na adolescência. Ele se especializou no chamado defacement, ou simplesmente deface, como é popularmente conhecido o ato de desfigurar a aparência de um website, geralmente com o objetivo de transmitir uma mensagem de protesto.

As primeiras assinaturas criminosas de VandaTheGod foram deixadas em 2013. Naquela época, o hacker começou a “carreira” de forma tímida, desfigurando sites de pequenas empresas como um lava-jato de São Bernardo do Campo (SP) e de algumas entidades governamentais do Equador, da Argentina e Filipinas.

Os sites foram modificados simplesmente para exibir a mensagem “Deface By @VandatheGod or @CosmoTheGod”, fazendo propaganda de sua equipe de criminosos, o grupo UGNazi. Nos seis anos seguintes, Vanda atacaria diversos outros sites governamentais — na maioria das vezes, com o objetivo de disseminar mensagens de protesto político ou para demonstrar sua aparente associação com o nazismo.

Operações Antes de ser preso em casa, em 2021, durante a operação Deepwater da PF, o hacker havia deixado um rastro enorme de crimes virtuais. Ele já havia invadido portais de diversas prefeituras como as de Goiânia (GO), Criciúma (SC) e Porto Velho (RO).

O cybercriminoso também invadiu o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Internacionalmente falando, Vanda mirou em uma série de sites locais de estados dos EUA e até mesmo alguns domínios gerenciados pela União Europeia

Antes de ser preso em abril deste ano, ele cumpria prisão domiciliar, mas em 2023 rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu, sendo preso novamente na semana passada. O hacker está detido preventivamente e ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Leila Pereira, do Palmeiras, empresta avião para levar 2,5 toneladas de alimentos ao Rio Grande do Sul

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, vai emprestar seu avião para levar doações ao Rio...

Congresso retoma isenção do IR para apostas de até R$ 2.259

Em derrota do governo, congressistas derrubaram veto de Lula sobre tributação estabelecida na lei...

TJ-SP determina que motorista do Porsche deve pagar dois salários mínimos por mês à família da vítima

Nesta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que o...

Novas mortes por covid ficam abaixo de 100 pela 1ª vez em 2024

País teve 74 mortes pela doença de 28 de abril a 4 de maio;...

Mais para você