InícioEntretenimentoCelebridadeDengue: 9 estados e DF registram recorde histórico de casos

Dengue: 9 estados e DF registram recorde histórico de casos

Em meio à explosão de diagnósticos, nove estados e o Distrito Federal já bateram recorde anual de casos de dengue. Assim, há mais de duas décadas, essas unidades da federação não registravam tantos casos em um só ano. O levantamento foi realizado pelo Metrópoles, com base em dados de 2000 a 2024 do Ministério da Saúde.

As unidades da federação que registraram os recordes são: Amapá (com 5.557 neste ano), Bahia (202.957), Distrito Federal (254.586), Goiás (252.128), Minas Gerais (1.431.174), Paraná (535.433), Rio de Janeiro (251.190), Rio Grande do Sul (163.488), Santa Catarina (288.212) e São Paulo (1.397.796).

Nesta segunda-feira (20/5), o Brasil ultrapassou 5,1 milhões de casos de dengue em 2024. Segundo o Ministério da Saúde, o alto volume de casos registrados neste ano tem relação com fatores como as mudanças climáticas e com a circulação de mais de um sorotipo do vírus.

De janeiro a maio deste ano, o Distrito Federal somou mais de 254 mil casos de dengue e é a unidade da federação com maior incidência da doença. Até então, o ano com maior número de casos era 2020, quando foram computados 47.176 diagnósticos na capital federal.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti. O Ministério da Saúde estima que cerca de 75% dos focos do vetor da dengue estejam nos domicílios. Confira algumas instruções da pasta para diminuir a proliferação:

Mantenha a caixa-d’água bem fechada; Receba os agentes da saúde e os de endemias; Amarre bem os sacos de lixo; Coloque areia nos vasos de planta; Guarde pneus em locais cobertos; Limpe bem as calhas de casa; e Não acumule sucata e entulho. Vacina contra a dengue O Ministério da Saúde, além de orientar a população com relação ao combate dos focos do vetor, também realiza a distribuição das vacinas contra a dengue aos estados e ao Distrito Federal. Segundo a pasta, até o momento, foram repassadas 2,6 milhões de doses dos imunizantes às unidades da federação.

O ministério já adquiriu todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. Até o final deste ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão de doses. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre cada uma delas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Biden classifica mandado de prisão contra Netanyahu como “ultrajante”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou sobre os mandatos de prisão...

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

Certos fetiches deixaram de ser tabus ao serem abordados em filmes como 'Cinquenta Tons...

Lucas Lima se manifesta e ironiza suposta dívida de condomínio

Lucas Lima decidiu usar as redes sociais para se manifestar sobre uma suposta dívida...

Hackers usam IA para fraudar reconhecimento facial

Uma nova e sofisticada ferramenta de deepfake está circulando na dark web, permitindo que...

Mais para você