InícioEditorialPolítica NacionalDesistência de Mantega na Vale acelera alta das ações da empresa

Desistência de Mantega na Vale acelera alta das ações da empresa

Papéis subiam 0,57% antes das notícias e avançaram 2,08% na máxima do dia; o presidente foi convencido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira

Guido Mantega, o ex-ministro da Fazenda, durante sessão no Senado Edilson Rodrigues/Agência Senado – 26.jan.2024

Hamilton Ferrari 26.jan.2024 (sexta-feira) – 16h36

As ações da Vale acentuaram a alta nesta 6ª feira (26.jan.2024) depois da veiculação de notícias da desistência da ida do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para a empresa. Às 13h34, antes da informação ser publicada, os papéis da empresa subiam 0,57%. Atingiram alta de 2,08% na máxima do dia. Às 15h08, avançavam 1,64%.

Os investidores reagem positivamente. A Vale teve redução da participação do Estado no governo Jair Bolsonaro (PL). O capital estatal caiu de 26,5% para 8,7% na empresa durante o governo anterior. A companhia passou a ser uma “corporation” de controle privado com capital diluído no mercado e sem nenhum investidor com mais de 10% das ações.

Executivos de grandes empresas que têm participação na mineradora estavam sendo pressionados ao longo desta semana por telefonemas do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) –o que alguns viram como uma espécie de ameaça. Ele pedia apoio dos empresários para a escolha de Guido Mantega para o cargo de presidente da companhia.

Passe o cursor para visualizar os valores no gráfico abaixo:

O atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, não é aceito pelo governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito críticas à companhia. Declarou, na 5ª feira (25.jan.2024), que a empresa não fez “nada” para reparar a destruição causada pela tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

A empresa assinou um acordo de medidas reparatórias com o Estado no valor de R$ 37 bilhões em fevereiro de 2021. A empresa disse em 15 de janeiro de 2024 que acertou acordos separados de indenização a 15.400 pessoas no valor de R$ 3,5 bilhões.

Outra possibilidade era colocar o ex-ministro da Fazenda no Conselho de Administração da companhia. A carta de Mantega também descarta essa possibilidade.

Por parte dos agentes do mercado financeiro, o ex-ministro da Fazenda é considerado um dos responsáveis pelo cenário econômico de recessão do Brasil em 2015 e 2016. O PIB (Produto Interno Bruto) recuou 3,5% e 3,3%, respectivamente.

Silveira disse nesta 6ª feira (26.jan.2024) que nunca conversou com Lula sobre a ida de Mantega para a Vale. Afirmou, no entanto, que conversa diariamente com o ex-ministro da Fazenda e negou que houvesse “chantagem” para emplacar Mantega na Vale.

“Eu não tive nenhuma conversa com conselheiro que não tivesse citado uma indicação do ex-ministro Mantega para suceder o atual presidente da Vale”, disse 

Questionado sobre Bartolomeo na presidência da empresa, Silveira declarou que tem críticas “contundentes” à gestão e defendeu uma maior proximidade da empresa ao governo. Afirmou que a companhia precisa respeitar o povo brasileiros e as políticas públicas. “As coisas são muito lentas na Vale”, declarou.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Povo precisa conhecer o Brasil em vez de Louvre ou Disney, diz Lula

Presidente afirma ser preciso que o governo e os políticos incentivem as pessoas a...

Quero que meu pai seja herói popular, não da Marinha, afirma único filho vivo de João Cândido

Foto: Reprodução Adalberto Cândido, o Candinho, 85, único filho vivo de João Cândido...

Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Mais para você