InícioNotíciasPolíticaDino discorda de Rui Costa e diz que Anuário de Segurança é...

Dino discorda de Rui Costa e diz que Anuário de Segurança é válido

Diferentemente do ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que a pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança é válida e que, inclusive, é utilizada dentro do ministério.

Em entrevista para a Globo News em 14 de agosto, o ministro Rui Costa atacou o Anuário e disse que não reconhecia os parâmetros de comparação e os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que faz a pesquisa.

Acontece que no último Anuário, o estado da Bahia, governado por Rui Costa em dois mandatos, ficou em primeiro lugar nos rankings de mais mortes violentas intencionais e mais mortes por intervenção policial. A fala de Rui Costa foi vista como uma espécie de negacionismo em segurança pública por especialistas da área.

Pesquisas válidas Nesta quarta-feira (30/8), ao ser questionado pelo Metrópoles se pensava como Rui Costa, Dino disse que não ouviu exatamente o que o chefe da Casa Civil declarou, mas quando a reportagem leu as aspas de Costa, Dino concluiu dizendo que a pesquisa do FBSP é válida.

“Eu não conheço os parâmetros do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O que eu posso dizer é que são pesquisas realizadas há muitos anos e nós usamos aqui no ministério, as secretarias estaduais usam, exatamente porque não há ainda uma base dados pública que não consiga suprir dados dessa instituição de outras. Então, nós usamos, ou seja, nós consideramos que é uma pesquisa válida”

A gestão de Dino tem se organizado para melhorar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o Sinesp, para ter estatísticas de segurança próprias e em tempo real.

Um novo sistema aprimorado começou a ser testado em abril, de forma piloto, nos estados do Ceará, Pará, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais, considerados exemplos quando o assunto é alimentação do sistema de informações sobre segurança do governo federal.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeitura de Teixeira de Freitas descumpre contrato para cirurgias ortopédicas e provoca desassistência

A Prefeitura de Teixeira de Freitas tem descumprido o contrato assinado com a Secretaria...

Brasileiros preferem Michelle a Janja, diz Paraná Pesquisas

Dos entrevistados, 43% dizem gostar mais da ex-primeira-dama do que da atual; 16% não...

Exclusivo: prima de cantora famosa estará em game show da Record

As gravações do novo game show da Record, o Acerte ou Caia, que será...

Entidade israelista no Brasil critica Lula: “Michel ficou para trás”

Instituições e movimentos israelitas no Brasil divulgaram notas em que lamentam a morte do...

Mais para você