InícioEditorialPolítica NacionalDireita de Portugal avança de 97 para 135 cadeiras no Parlamento

Direita de Portugal avança de 97 para 135 cadeiras no Parlamento

Partido Chega conquistou 36 assentos em 2 anos, enquanto a Aliança Democrática somou mais 2 deputados

Palácio de São Bento, em Lisboa; local é sede da Assembleia da República de Portugal WikimediaCommons

PODER360 12.mar.2024 (terça-feira) – 6h13

A coligação AD (Aliança Democrática) e os partidos de direita Chega e IL (Iniciativa Liberal) registraram um avanço significativo na quantidade de cadeiras conquistadas nas eleições da Assembleia da República de Portugal no domingo (10.mar.2024). 

Agora, a direita portuguesa soma 135 assentos no Parlamento, representando um crescimento de aproximadamente 39% em comparação com 2022, quando detinha um total de 97 cadeiras. Os dados foram divulgados pela SGMAI (Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna) de Portugal.

Sozinho, o Chega, partido português de direita fundado em 2019, recebeu 18,06% dos votos e conquistou 48 cadeiras das 230. Nas eleições legislativas antecipadas de 2022, a legenda elegeu 12 deputados, se tornando a 3ª maior força política do país. Com o resultado do pleito deste ano, o partido registrou um crescimento de 300%. 

Já a AD (Aliança Democrática), coligação de centro-direita formada por PSD (Partido Social Democrata), CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular) e PPM (Partido Popular Monárquico), aumentou sua representação no Parlamento de 77 para 79 assentos. Enquanto isso, a Iniciativa Liberal manteve seu número de cadeiras em 8, o mesmo que em 2022.

Os 48 assentos na Assembleia reforçam o Chega como a 3ª maior bancada, atrás do Aliança Democrática (79 deputados), de centro-direita, e do Partido Socialista (77), de centro-esquerda. O AD pode formar uma coalizão com o Chega para ter maioria no Parlamento e constituir um governo.

Ainda é preciso contabilizar os votos dos portugueses que moram fora do país, processo que deve ser finalizado apenas na próxima semana. Os emigrantes são responsáveis pela eleição de 4 deputados.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental

A influência do cuidado integral na saúde da mulher revela dados importantes para prevenir...

Jornalistas são barrados de fórum em Londres com ministros do STF

Jornalistas foram impedidos de permanecer no andar do hotel de luxo em que os...

Projeto que libera estados legislarem sobre armas avança na Câmara

Foto: Pedro França/Agência Senado Fachada do Palácio do Congresso Nacional 24 de abril de...

Ana Maria chora ao conversar com tutor de cachorro morto em voo da Gol

Ana Maria Braga entrevistou o engenheiro João Fantazzini Júnior, tutor do cãozinho Joca, de...

Mais para você