Agroindústrias familiares impulsionam a produção de frutas e licuri em Tucano

Compartilhe

Inauguração das agroindústrias

O Governo do Estado continua a transformar a realidade de agricultores familiares na Bahia, com a recente inauguração de duas novas agroindústrias em Tucano. As unidades, voltadas para o beneficiamento de frutas e licuri, são fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), e prometem impactar positivamente cerca de 150 famílias da região.

“Estes equipamentos irão gerar emprego e renda, promovendo oportunidades para aqueles que mais precisam”, afirmou Cristóvão Roma, presidente da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), ao destacar a importância da entrega.

Expansão da Produção e Geração de Emprego

Com as novas agroindústrias, a Cooperlad não apenas gera 30 empregos diretos, mas também cria cerca de 50 oportunidades indiretas. Atualmente, a cooperativa já é conhecida pela produção de polpas de frutas, molho e extrato de tomate, além de doces de licuri. As vendas são realizadas através dos Programas Nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como em feiras livres. Com as novas unidades, o foco se amplia para a comercialização com empresas privadas e redes de cooperativas.

Essas iniciativas não apenas aumentam a renda, mas também qualificam o trabalho dos agricultores e agricultoras, melhorando suas condições de vida no campo.

Condições Aprimoradas para a Comercialização

Além das agroindústrias, Tucano recebeu um novo Centro de Abastecimento, que fornece 170 bancadas para a feira livre, promovendo segurança e melhores condições de negociação. Isso é crucial para apoiar os agricultores familiares, proporcionando um espaço adequado para comercializar seus produtos.

As ações do Governo do Estado são um verdadeiro exemplo de como uma política pública bem estruturada pode impulsionar o desenvolvimento rural. Quais outras iniciativas você imagina que podem ajudar ainda mais os agricultores e a comunidade de Tucano? Compartilhe sua opinião!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você