26 outubro, 2025
domingo, 26 outubro, 2025

Editorial – A Bahia da ciência

Compartilhe

Redação

A ciência tem a missão poderosa de iluminar a vida das pessoas, e a Bahia recentemente celebrou isso com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Um evento que, embora tenha sido prejudicado pela chuva, não deixou de demonstrar a importância da conexão entre cientistas e a população. As ações fomentadas refletem um comprometimento claro do serviço público estadual em promover essa união.

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a semana com grandes anúncios, como a recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia. Este passo reflete uma nova era, onde dez municípios se uniram para promover cerca de 400 atividades focadas na divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Essa colaboração é a chave para uma comunidade mais informada e inspirada.

Entre as iniciativas, destacou-se o lançamento da quarta edição da Revista Bahia faz Ciência, bem como o edital do Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo. Essa “semana” de ciência poderia se estender indefinidamente, refletindo a relevância de temas como “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, especialmente em um estado com costas exuberantes e recursos hídricos abundantes.

A interligação do estado com suas águas é vital. Encontros envolvendo a gestão hídrica são essenciais para traçar estratégias que não só preservem os recursos como também promovam infraestrutura e oportunidades. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, ressaltou que a organização das descobertas científicas é um reflexo do compromisso governamental em projetar um futuro promissor.

Esse cuidado, que se traduz em ações concretas, gera uma sensação de progresso e inspira jovens mentes a se aventurarem na busca pelo conhecimento. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não é apenas uma celebração; é um convite ao envolvimento de todos nessa jornada de descobertas.

E você, o que pensa sobre a relação entre ciência e sociedade? Compartilhe suas opiniões nos comentários! Sua voz é importante para continuarmos essa conversa. Vamos juntos explorar as possibilidades que o conhecimento traz!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você