POLÍCIA
Ao menos R$ 2,4 milhões foram desviados através do esquema criminoso


Polícia Civil –
Fechar
Na manhã desta terça-feira, 20, um gerente-geral de uma agência bancária foi preso em uma ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, durante a Operação Digital Fantasma, que investigava um sofisticado esquema de fraudes financeiras. Juntamente com ele, um operador de sistemas e sua esposa também foram detidos, todos em Palmeira das Missões.
Além das prisões, a polícia executou mandados de busca em Caçapava do Sul, bloqueando contas e ativos financeiros relacionados aos criminosos. Mas como tudo isso aconteceu?
Como funcionava o esquema
A investigação revelou que os suspeitos contavam com acesso privilegiado aos sistemas do banco para realizar as fraudes. Usando dados pessoais de clientes, muitos deles idosos entre 81 e 96 anos ou até mesmo falecidos, eram contratados empréstimos de alto valor sem consentimento. Assim, pelo menos R$ 2,4 milhões foram desviados durante aproximadamente seis meses de crimes organizados.
Irregularidades foram detectadas pelo banco
O escândalo veio à tona quando auditorias internas do banco detectaram movimentações irregulares e comunicaram as autoridades, iniciando um inquérito policial. Até o momento, foram identificadas pelo menos sete vítimas diretas, além do significativo impacto financeiro sobre a instituição.
Com a continuidade das investigações, a polícia busca desmantelar completamente esse esquema, alertando para a necessidade de vigilância em instituições financeiras. O nome do banco e a localização exata da agência permanecem sob sigilo.
Essa situação dramática ressalta a importância de estarmos atentos e protegermos nossas informações financeiras. Já passou pela sua cabeça como evitar fraudes? Compartilhe suas ideias e experiências nos comentários!