NOVO PAC
Recursos para Mobilidade Urbana e Transporte Público

–
Fechar
O governo federal anunciou um significativo investimento de mais de R$ 2,5 bilhões no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O objetivo? Revolucionar a mobilidade urbana e modernizar o transporte público no Brasil.
Foco na Modernização do Transporte Público
Esse pacote de recursos visa não só a melhoria da infraestrutura, mas também a renovação da frota de veículos. Denis Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana, explica: “Queremos que a infraestrutura facilite um transporte público de qualidade, proporcionando conforto e agilidade à população”.
Infraestrutura e Intervenções Urbanas
Entre os investimentos, R$ 459 milhões serão direcionados a quatro projetos em cidades estratégicas como Anápolis (GO) e Campina Grande (PB). As intervenções incluem:
- Construção e reforma de terminais de passageiros;
- Corredores exclusivos de ônibus e ciclovias;
- Implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
Renovação de Frota
A maior parte do investimento, cerca de R$ 2,06 bilhões, será destinada à substituição de veículos antigos por modelos mais eficientes e com menor impacto ambiental. Cidades emblemáticas como Rio de Janeiro e Guarulhos serão beneficiadas com ônibus elétricos e veículos Euro 6, que atendem rigorosos padrões de emissão.
Com esses avanços, a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) reafirma o transporte coletivo como um pilar crucial para o desenvolvimento sustentável do Brasil, alinhando-se às metas de descarbonização do setor.
Como você vê essa iniciativa? Compartilhe sua opinião e ajude a transformar o debate sobre transporte público no país!