20 setembro, 2025
sábado, 20 setembro, 2025

Petróleo recua pelo 3º dia e União Europeia anuncia fim do gás russo até 2027

Compartilhe

DA RÚSSIA

Cotações do petróleo e do gás caem em meio a previsões de excesso de oferta e anúncio da União Europeia sobre o corte das importações de gás russo

AFP

20/09/2025 – 5:15 h

Representante da União Europeia para Assuntos Externos, Kaja Kallas (D), fala ao lado do chanceler do Brasil, Mauro Vieira

Representante da União Europeia para Assuntos Externos, Kaja Kallas (D), fala ao lado do chanceler do Brasil, Mauro Vieira –

As cotações do petróleo experimentaram uma queda significativa nesta sexta-feira, 19, marcando o terceiro dia consecutivo de retrocesso. Esse cenário é impulsionado pela expectativa de uma oferta excessiva. Além disso, o gás não usufruiu dos benefícios de uma proposta da União Europeia, que anunciou um corte antecipado nas importações de gás natural liquefeito da Rússia.

A Comissão Europeia apresentou um novo “pacote” de medidas contra Moscou, o 19º desde o início da operação russa na Ucrânia em 2022. Dentre as ações propostas, destaca-se a eliminação gradual do gás natural liquefeito russo até 1º de janeiro de 2027, conforme anunciado por Kaja Kallas, a diplomata responsável pela política externa da UE.

Esse corte representa uma queda drástica nas importações, que já foram responsáveis por 45% do gás consumido na Europa antes do conflito, reduzido para apenas 19% em 2024, de acordo com análises do DNB Carnegie. Contudo, especialistas, como Andy Lipow da Lipow Oil Associates, lembram que o anúncio da União Europeia não deverá ter um impacto imediato no mercado.

Os contratos futuros de gás natural, representados pelo TTF holandês, apresentaram uma queda de 1,95%, correspondendo a 32,31 euros por megawatt/hora (MWh). No que diz respeito ao petróleo, o aumento na produção por parte dos membros da Opep+ também tem seu impacto nos preços. O barril do tipo Brent, negociado em Londres, caiu 1,13%, para 66,68 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) retrocedeu 1,40%, chegando a 62,68 dólares.

Diante desse cenário econômico, como você enxerga o futuro das cotações do petróleo e do gás? Compartilhe suas opiniões e análises nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você