Inema autoriza adaptações em canteiro da ponte Salvador-Itaparica

Compartilhe

Estaleiro São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. –

A Ponte Salvador-Itaparica está a caminho! As obras para essa grandiosa estrutura já começaram a tomar forma, com a recente licença concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) à concessionária responsável. O estaleiro em Maragogipe, no coração do Recôncavo Baiano, será o palco inicial dessa obra monumental.

De acordo com o documento publicado, diversas atividades essenciais estarão em pleno funcionamento, demonstrando a magnitude do projeto:

  • Produção de estacas metálicas e camisas de fundação;
  • Fabricação de estruturas metálicas;
  • Processamento e armação de aço;
  • Pintura industrial anticorrosiva;
  • Pré-moldagem de elementos estruturais.

A licença, válida até junho de 2028, permite que a concessionária avance com suas atividades, aumentando a expectativa de que a ponte se torne um marco viário na região.

O Estaleiro e a Negociação com a Petrobras

O Estaleiro São Roque, pertencente à Petrobras, foi crucial para a assinatura do contrato de R$ 60 milhões entre a estatal e o Governo da Bahia. Este local será responsável por produzir as peças estruturais necessárias para a construção da ponte, um projeto que abrange ainda outros dois canteiros: um em Jequitaia, Salvador, e outro em Vera Cruz.

Além disso, a chegada de um navio da China, previsto para os próximos dias, trará 44 contêineres recheados de tecnologia e componentes essenciais para iniciar a fase técnica do projeto, com um investimento total de R$ 10 bilhões.

Um marco para a infraestrutura brasileira

Com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, a expectativa é que o novo viário, a maior estrutura da América Latina sob a água, conecte a região do Terminal Marítimo São Joaquim ao município de Vera Cruz, gerando aproximadamente 7.000 empregos diretos e indiretos até sua conclusão em junho de 2031.

Enquanto isso, a comunidade local espera ansiosamente pelas transformações que o projeto pode trazer, em um embate entre progresso e preocupações ambientais. A construção não é apenas uma obra; é um símbolo da transformação e do futuro da infraestrutura na Bahia. E você, o que pensa sobre essa mudança? Deixe seus comentários.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você