Números de casos suspeitos de ebola crescem três vezes em uma semana

Compartilhe

Ebola no Congo

Os casos de ebola na República Democrática do Congo dispararam, triplicando em apenas uma semana. O número atual é alarmante: 750 casos suspeitos e 177 mortes. Para se ter uma ideia do crescimento, na semana passada, eram apenas 246 casos e 65 mortes.

OMS: ALERTA PARA O RISCO GLOBAL A Organização Mundial da Saúde (OMS) não deixou passar em branco a gravidade da situação e elevou o risco do surto para “muito alto” em nível nacional e “alto” para Uganda. Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, classifica a crise como “profundamente preocupante”. Para enfrentar a situação, a OMS já enviou 22 profissionais de saúde ao país.

SUBESTIMAR O RISCO É UM ERRO O alerta foi reforçado por Mohamed Yakub Janabi, diretor regional da OMS para a África, que enfatiza a necessidade urgente de ação. Ele comparou a mobilização atual com a resposta a um recente surto de hantavírus em um navio de cruzeiro, afirmando que subestimar o ebola poderia ter consequências devastadoras. “Basta um caso de contato para colocar todos nós em risco”, destacou.

O ebola, transmitido por animais selvagens como morcegos e primatas, tem uma taxa de letalidade média de 50%, podendo chegar a 90%. A infecção provoca sintomas graves como febre, dor abdominal e manifestações hemorrágicas. No Brasil, não há registro de casos.

Apesar da gravidade, o prejuízo da atenção global à saúde na África frequentemente se evidencia em crises como esta. Para ajudar a conter o surto, a mobilização internacional e a conscientização da população são essenciais. A luta contra o ebola deve ser uma prioridade para todos, porque a saúde de um pode influenciar a saúde de muitos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você