Quem era Jason Collins, 1º jogador gay da NBA que morreu aos 47 anos

Compartilhe

Jason Collins entrou para a história do esporte ao se tornar o primeiro atleta assumidamente gay a atuar em uma das quatro principais ligas profissionais dos Estados Unidos.

O ex-jogador morreu aos 47 anos após enfrentar um câncer cerebral, conforme informou sua família nesta terça-feira (12/5).

Quem foi Jason Collins

O ex-atleta anunciou publicamente sua homossexualidade em 2013, em uma reportagem de capa da revista Sports Illustrated. Com a revelação, ele se tornou o primeiro atleta assumido entre as principais ligas esportivas americanas, que incluem NBA, NFL, NHL e MLB.

Ao recordar aquele momento, ele revelou ter recebido apoio de nomes importantes.

“Quando assumi publicamente a minha homossexualidade, recebi ligações consecutivas de Oprah Winfrey e do presidente Barack Obama”, disse Collins à ESPN.

Na mesma entrevista, ele relembrou uma fala do ex-presidente dos Estados Unidos.

“Obama me disse: ‘O que você fez hoje terá um impacto positivo na vida de alguém que talvez você nunca venha a conhecer’.”

Quem era Jason Collins, 1º jogador gay da NBA que morreu aos 47 anos - destaque galeria

Metrópoles

Quem era Jason Collins, 1º jogador gay da NBA que morreu aos 47 anos - imagem 1

1 de 5

Monica Schipper/Getty Images

Jason Collins

2 de 5

Jason Collins

Reprodução/Internet.

Jason Collins

3 de 5

Jason Collins

Reprodução/Internet.

Jason Collins

4 de 5

Jason Collins

Reprodução/Internet.

Jason Collins

5 de 5

Jason Collins

Reprodução/Internet.

Carreira e diagnóstico do câncer

Collins se aposentou em 2014 após 13 temporadas na NBA. Ao longo da carreira, defendeu equipes como Memphis Grizzlies, Minnesota Timberwolves, Atlanta Hawks, Boston Celtics, Washington Wizards e Brooklyn Nets, franquia pela qual disputou seus últimos jogos.

Em setembro do ano passado, o ex-atleta revelou que estava em tratamento contra um tumor cerebral. Meses depois, em entrevista à ESPN, contou ter sido diagnosticado com um glioblastoma multiforme, um tipo agressivo da doença.

Durante o tratamento, Collins contou com o apoio do marido, Brunson Green, além de familiares e amigos próximos. O processo incluiu medicamentos, sessões de radioterapia, quimioterapia e um procedimento experimental realizado em Singapura.

Após parte do tratamento, ele conseguiu voltar para casa e chegou a participar do NBA All-Star Weekend, em Los Angeles, no mês de fevereiro.

Liga lamentou morte

Em nota divulgada pela liga, o comissário da NBA, Adam Silver lamentou a morte do ex-jogador.

“Jason será lembrado não apenas por quebrar barreiras, mas também pela bondade e humanidade que definiram sua vida e tocaram tantas outras pessoas”, afirmou.

A família também destacou o legado deixado por Collins e afirmou que ele impactou vidas de maneiras inesperadas ao longo de sua trajetória.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você