Apesar da proximidade das eleições nacionais, a política não parece ser uma prioridade para os torcedores brasileiros durante os jogos da Seleção. Uma pesquisa realizada pelo centro de pesquisa Reglab, com base no chat de transmissão da partida entre Brasil e Marrocos, revelou que apenas 20 mensagens mencionaram termos políticos. O estudo se concentrou nas interações ao vivo da CazéTV durante a estreia da Seleção na Copa do Mundo de 2026.
Foram analisadas 89 mil mensagens, e as referências diretas à política — incluindo nomes como Bolsonaro, Lula e PT — representaram menos de 0,02% do total. Isso indica que, mesmo em um ambiente digital propenso à politização, o apelo do futebol parece ofuscar a política. O estudo sugere que a urgência do jogo reduziu o espaço para discussões políticas explícitas.
Embora a política tenha ficado em segundo plano, as escolhas do técnico Carlo Ancelotti geraram bastante debate entre os torcedores. O treinador foi apontado como o principal responsável pelo desempenho da Seleção, superando até os jogadores Igor Thiago e Casemiro em menções. A grande frustração ocorreu por conta da decisão de não colocar o jogador Endrick em campo, que teve mais de 4.900 menções no chat, sendo quase quatro vezes mais que qualquer outro atleta da equipe.
Os torcedores demonstraram sua insatisfação em mensagens como “Bota o Endrick” e “Coloca o Endrick já”, ressaltando a esperança depositada no jovem atleta como a solução que estavam precisando. O relatório destaca que Endrick se tornou um símbolo de expectativa entre os fãs.
Entre os jogadores que participaram do jogo, apenas Vini Jr. e Douglas Santos tiveram mais comentários positivos do que negativos. Em contrapartida, Raphinha e Igor Thiago foram os mais criticados. O lateral marroquino Achraf Hakimi também se destacou nas menções durante a partida.
A análise mostra como a relação entre futebol e política pode ser complexa, mas, neste caso, mostrou-se mais sobre o desempenho da Seleção e as expectativas dos torcedores do que sobre as questões políticas em um ano eleitoral. Que tal compartilhar suas impressões sobre o jogo e as escolhas do técnico? Sua opinião é sempre bem-vinda!