InícioNotíciasPolíticaEduardo Bolsonaro quer convocar Mercadante após zap com chefe da Abin

Eduardo Bolsonaro quer convocar Mercadante após zap com chefe da Abin

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) protocolou na Câmara dos Deputados um requerimento de convocação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. O parlamentar quer explicações do petista sobre conversas com Saulo Moura da Cunha quando este chefiava a Agência Brasileira de Inteligência.

Como mostrou a coluna, Saulo agradeceu a Mercadante pela indicação à Abin e, a um interlocutor, disse que o presidente do BNDES lhe “pediu cargos”. Procurado, o petista negou qualquer interferência na agência de inteligência.

Aloísio Mercadante durante evento

Mercadante apoiou nomeação de Saulo Moura para o comando da Abin Hugo Barreto/Metrópoles

imagens da CPI sobre os atos de 8 de janeiro em depoimento do ex-presidente da abin saulo moura (9)

Saulo Moura confirmou pedido de cargos em conversas vazadas Hugo Barreto/ Metrópoles

Eduardo bolsonaro na CPMI do 8 de Janeiro 1

Eduardo Bolsonaro quer levar Mercadante e Saulo Moura para comissões da Câmara Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em requerimentos protocolados nas comissões de Segurança Pública e Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, Eduardo Bolsonaro pede as convocações de ambos “para esclarecer conversas vazadas pelo aplicativo whatsapp, bem como para explicar o suposto apoio dado à nomeação de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor da Abin”.

De acordo com as conversas às quais a coluna teve acesso, escreveu Mercadante a Saulo, no fatídico 8 de Janeiro:

“Bom dia, Saulo, você estará na posse da [ministra] Anielle Franco ou [do diretor-geral da Polícia Federal] Andrei Rodrigues, queria conversar um pouco”, escreveu o presidente do BNDES.

“Bom dia, ministro. Estarei na posse do Andrei, sim”, respondeu Moura. Dois dias depois, Saulo relatou o encontro a um colega da Abin.

“Encontrei Mercadante agora na posse do Andrei”, contou. “Pediu cargos?”, perguntou o interlocutor. “Sim. E disse que iria falar com o PR [presidente da República]”, escreveu Saulo Moura.

Mercadante foi uma das autoridades próximas ao presidente Lula que defendeu a nomeação de Saulo Moura da Cunha para o comando da Abin. Ele agradeceu pelo apoio em mensagem enviada ao presidente do BNDES no dia 2 de janeiro.

“Caro ministro Mercadante. Aqui é Saulo. Agradeço imensamente o apoio para a minha nomeação na Abin, publicada hoje. Estou à sua inteira disposição aqui na agência”, escreveu o ex-chefe da agência. Mercadante respondeu parabenizando Saulo pelo “grande desafio” que teria pela frente. 

Saulo acabou sendo exonerado da direção-geral da Abin em decorrência dos atos do dia 8 de janeiro. Mercadante segue no comando do BNDES. À coluna, ele negou o pedido de cargos.

“Ele não pediu cargos. Pediu indicações para compor um grupo de trabalho para uma análise/diagnóstico do setor, como ocorreu em todas as áreas do governo”, disse a assessoria de Mercadante.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Fraude no BB: golpista ofereceu R$ 500 mil por senha de gerente

A investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro que descobriu um suposto esquema...

Richard Gere fala de nova vida na Espanha: “Estou na melhor fase”

Richard Gere escolheu deixar os Estados Unidos e recomeçar em uma nova casa na...

Vídeo: “Não tá cantando mais”, dispara Cariúcha sobre Zezé Di Camargo

Não é de hoje que os fãs perceberam algumas alterações na voz de Zezé...

Conselho Deliberativo do Corinthians anuncia data para votação do impeachment de Augusto Melo

O Conselho Deliberativo do Corinthians, liderado por Romeu Tuma Júnior, agendou para 28 de...

Mais para você