InícioEditorialPolítica NacionalEm passagem pelo Senado, Dino protocola PL para proibir acampamentos em quartéis...

Em passagem pelo Senado, Dino protocola PL para proibir acampamentos em quartéis militares

O senador Flávio Dino (PSB-MA), protocolou nesta sexta-feira, 2, um projeto de lei (PL) que proíbe acampamentos nos arredores de organizações militares e exemplificou os que antecederam os atos do dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes depredaram as sedes dos Três Poderes. “Reforçam a necessidade de se ajustar o ordenamento jurídico brasileiro a fim de evitar que equipamentos públicos sejam usados como pontos de referência para aglomerações que possam culminar em atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito”, iniciou. “Frise-se que tais aglomerações constituem perigo à própria segurança das organizações militares e seus integrantes, expostos a várias ameaças e riscos, a exemplo de ataques à bomba ou perpetração de outros crimes”, finalizou o senador, no documento.

O projeto altera o decreto 3.437, de julho de 1941, que dispõe “contra crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito e suas instituições”; e é o primeiro de Flávio Dino no Senado, que em 2022 foi eleito, mas se ausentou do parlamento para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na última quinta-feira, 1°, passou o bastão do comando da pasta para o ex-ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski e ficará no Senado até o dia 22 de fevereiro, quando será empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal. Em declaração à jornalistas, o atual senador afirmou que irá apresentar 5 propostas legislativas na casa antes de assumir o STF. Além da citada, ele mencionou outras duas – uma tratará sobre prisão preventiva e audiência de custódia, outra será relacionada à destinação do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para reconhecimento de mérito de policiais.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministério dá aval para recriação da comissão de desaparecidos políticos

Justiça ratificou o parecer elaborado pela equipe do ex-ministro Flávio Dino; colegiado foi criado...

“Tive muito medo de ser isolada”, diz 1ª mulher a comandar o CBMDF

Um ano e três meses após assumir a chefia do Corpo de Bombeiros Militar...

PF prende suspeita de ajudar detentos de fuga de presídio de Mossoró

Mulher foi detida preventivamente no Ceará; Rogério Mendonça e Deibson Nascimento foram recapturados em...

Nunes diz avaliar ao menos 10 possíveis nomes a vice

Prefeito de São Paulo (MDB) afirmou que Milton Leite (União), presidente da Câmara, é...

Mais para você