InícioEditorialPolítica NacionalEmbaixadores de países africanos são recepcionados pelo governador Jerônimo Rodrigues em Salvador

Embaixadores de países africanos são recepcionados pelo governador Jerônimo Rodrigues em Salvador

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Na ocasião o governador também falou dos voos internacionais que têm sido inaugurados 21 de novembro de 2023 | 18:56

O governador Jerônimo Rodrigues recepcionou na tarde desta terça-feira (21), no Centro Administrativo, em Salvador, embaixadores de diversos países africanos em missão no estado desde o dia 18. Na oportunidade, o grupo de líderes da União Africana, falou sobre o interesse de se aproximar da Bahia e fortalecer parcerias e cooperações internacionais.

Os secretários de estado presentes apresentaram aos embaixadores um pouco dos trabalhos realizados pelo Governo da Bahia no âmbito da cultura, educação, turismo, desenvolvimento regional, tecnologia e inovação. O governador também falou dos voos internacionais que têm sido inaugurados e da possibilidade de dar início a voos diretos da Bahia para países africanos.

“Nessa semana da Consciência Negra, estive com o presidente Lula, fazendo lançamentos e entregas relacionadas, e hoje estou recebendo embaixadores de diversos países, abrindo caminhos para negócios, intercâmbios culturais e educativos. Temos muito em comum, como produção de cacau, de chocolate, e o ato cultural”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

Estiveram presentes 17 embaixadores, representando África do Sul, Mali, Mauritânia, Camarões, Moçambique, Nigéria, Gana, Zimbábue, Togo, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau, Malawi, Costa do Marfim, Gabão, Quênia, Namíbia e Tanzânia. O embaixador Martin Mbeng, da África do Sul, também fez uma breve apresentação de alguns trabalhos realizados pela União Africana e reforçou a inclusão da diáspora negra em todo o mundo como parte de África.

“África e Brasil têm relações muito ricas e diversas, muito profundas, enraizadas na história, na cultura e também na geografia. Ao trocar experiências, nos tornamos melhores. E há muito o que compartilhar, porque somos primos. Primos do outro lado do oceano”, afirmou Mbeng, líder dos embaixadores durante a reunião.

Celso França, conselheiro chefe do escritório do Itamaraty na Bahia, explicou que a África foi recolocada como prioritária da agenda de política externa. “Com muita alegria, observamos o gesto do grupo africano que veio visitar a Bahia para estabelecer esse diálogo com a diáspora africana no Brasil”, disse França.

Os embaixadores também participaram das celebrações em Salvador pelo Dia Nacional da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), no Curuzu, e visitaram a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde. Também se reuniram com empresas baianas com interesses em negócios com o continente e participam nesta quarta-feira (22) do Colóquio Internacional Conexão Bahia – África, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). O evento pretende realizar um intercâmbio de experiências entre países e fortalecer a cooperação sul-sul.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Qual a probabilidade de ganhar na Mega-Sena, e por que tantos brasileiros apostam

Quem usa de racionalidade, vai olhar para as loterias oficiais com descrença. Afinal, é...

Prisão com atraso

Quando Bolsonaro será preso por tentativa de golpe de Estado? Respostas de 1.822 leitores:...

Vitória bate Criciúma e respira na briga contra o Z4 do Brasileirão

O Vitória, nesta quarta-feira (20), foi ao Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, para...

Carros colidem na BA-938 na altura de Guanambi

Na noite desta terça-feira (19), uma colisão frontal entre dois veículos de passeio foi...

Mais para você