InícioNotíciasPolíticaEspecialistas e empresários criticam MP de Lula que muda PIS/Cofins

Especialistas e empresários criticam MP de Lula que muda PIS/Cofins

Empresários e especialistas em direito tributário criticaram duramente, nesta sexta-feira (7/6), a medida provisória que muda regras de dedução do PIS/Cofins.

A MP foi editada pelo governo Lula na terça-feira (4/6) para compensar a perda deste ano com a desoneração da folha de pagamento de 17 setores.

Durante o Fórum Esfera realizado no Guarujá (SP), alguns especialistas chegaram a chamar a medida provisória de uma “pedalada” do governo Lula.

“Achar que essa MP vai resolver a desoneração da folha é uma fantasia de proporções épicas. O governo foi muito infeliz. O STF disse que precisa de nova fonte de custeio (para desoneração de 17 setores da economia). O governo não criou nova fonte, fez uma operação de caixa, um empréstimo-ponte. Isso é uma pedalada. Ela não gera nova fonte. Só atrasa devolução do crédito aos contribuintes“, afirmou o advogado Luiz Bichara, que defende empresas do setor.

A crítica foi reforçada por Rafael Salles, CEO da Allos, operadora de shopping centers. O empresário avaliou que a MP somada à indefinição da reforma tributária devem atrasar investimentos.

Críticas ao governo Lula Nos bastidores do fórum, empresários reclamam que a MP teria sido editada pelo governo Lula sem diálogo prévio com o setor produtivo e com o Congresso Nacional.

Na avaliação desses empresários, o episódio contribuirá para “esgarçar” a relação do empresariado com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Incomodados, os empresários prometem pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a devolver a MP ao governo, embora admitam serem pequenas as chances de o senador fazer isso.

*O jornalista viajou a convite do Esfera Brasil.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Estudo identifica proteína que ajuda covid a fugir do sistema imune

Descoberta de novo mecanismo de evasão viral representa avanço na imunoterapia e perspectiva promissora...

Quem é Luciane, mãe de Matteus, também envolvida em polêmica de cotas

O ex-BBB Matteus Amaral virou assunto nesta sexta-feira (14/6) devido a fraude de cotas...

Movimento no União Brasil pode barrar candidatura de Elmar à Câmara

Parece que, além da resistência do governo em relação ao nome de Elmar Nascimento...

RECORDAR ENSINA – Os Estados Unidos não são um país sério

19:22 A comissão que investiga os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001...

Mais para você