InícioEditorialPolítica NacionalEsquecimento da ditadura levou ao 8 de Janeiro, diz procuradoria

Esquecimento da ditadura levou ao 8 de Janeiro, diz procuradoria

Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão afirma que “anistia, impunidade e esquecimento de violações” incentivaram os atos extremistas

Para a PFDC, o golpe militar foi o maior erro da história do Brasil; ma imagem, manifestante segura cartaz contra a ditadura em ato em Brasília em 2023 Sérgio Lima/Poder360 – 31.mar.2023

PODER360 31.mar.2024 (domingo) – 19h37

A PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão) afirmou neste domingo (31.mar) que o “esquecimento” e a “impunidade” dos crimes que teriam sido cometidos pelo Estado durante o regime militar (1964-1985) foram incentivos para os atos extremistas do 8 de Janeiro de 2023, em Brasília. Eis a íntegra da nota (PDF – 150kB).

“As tentativas, após as eleições gerais, de ações antidemocráticas em Brasília, em dezembro de 2022, seguidas da invasão das sedes dos Poderes da República, em 8 de janeiro de 2023, comprovam que o esquecimento deliberado, os segredos e a ocultação da história se mostram incompatíveis com a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, o pluralismo político, o acesso à justiça e o direito à informação, incentivando a impunidade”, diz a instituição.

A procuradoria afirma que é necessário preservar a memória do golpe para evitar eventos semelhantes no futuro. “É dever jurídico e moral do Estado”, diz o texto. 

A PFDC é um órgão do Ministério Público Federal que reúne iniciativas de combate às violações dos Direitos Humanos. A nota afirma que o golpe foi “um dos maiores erros de nossa história”.

Leia mais:

Pós-ditadura extingue comissões e deixa militares impunes; relembre Exaltado por Bolsonaro, aniversário do golpe é ignorado por Lula Há 60 anos, Brasil iniciava onda de ditaduras na América do Sul

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Câmara tem maioria razoável à favor da PEC das drogas, diz Lira

Presidente da Casa determinou na 3ª feira a criação de uma comissão especial para...

Pacotão pré-recesso da Câmara vota de loteria a novo plano urbanístico

São Paulo — Com o segundo semestre comprometido com as eleições para prefeito e...

Secretaria de Segurança Pública de SP apura participação de youtuber em ação da PM

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo está investigando a participação de um...

Mais para você