InícioEditorialPolítica Nacional‘Esse ministério é meu’, diz Lula sobre pasta do Bolsa Família na...

‘Esse ministério é meu’, diz Lula sobre pasta do Bolsa Família na mira do Centrão

Presidente defendeu diálogo com partidos e diz que mudanças no primeiro escalão são a ‘coisa mais natural do mundo’

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a Abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo, realizado na sala de convenções do Hotel San Marco, em Brasília (DF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou nesta quinta-feira, 13, possível troca em pastas-chave do governo federal, como o Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente chefiado por Wellington Dias e considerado o coração do governo. Entre outras coisas, a pasta é responsável pelo pagamento de programas sociais, como o Bolsa Família – a principal marca do governo petista. A fala de Lula ocorre em meio a negociações com partidos que compõem o chamado Centrão – Republicanos, Progressistas e o União Brasil, que já integra o governo – e o aumento da pressão no entorno do petista para a confirmação de uma minirreforma ministerial. Embora o Palácio do Planalto já admita possíveis remanejos para o segundo semestre, de acordo com Lula, a pasta do Desenvolvimento Social não deve ser incluída na dança das cadeiras. “Esse ministério [do Desenvolvimento Social] é um ministério meu. Esse ministério não sai. A Saúde não sai. Não é o partido que quer vir para o governo que pede ministério. É o governo que oferece o ministério. É só fazer uma inversão de valores“, disse o presidente, em entrevista à Record TV.

O mandatário defendeu a necessidade de dialogar com os partidos que estão dentro do Congresso Nacional e admitiu que as composições são indispensáveis para viabilizar as aprovações, reforçando que mudanças são “a coisa mais natural do mundo”. “No momento certo, vamos conversa. Quando [o Congresso] voltar de férias, que vai ser no começo de agosto, eu vou outra vez fazer a reunião com os partidos políticos e vou ver o que que a gente pode fazer para enquadrar os partidos que querem entrar no governo para o final dessa gestão. (…) Se esses partidos tiverem a decisão de vir participar do governo, nós vamos ter que fazer o manejamento no ministério. Não é nem uma reforma, é apenas acomodação de alguns partidos que ficaram fora, mas que querem participar”, acrescentou. Como o site da Jovem Pan antecipou, a expectativa é que as novas mudanças no primeiro escalão do governo aconteçam apenas em agosto, após o retorno do recesso parlamentar. Além do Ministério do Turismo, que deve passar para o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), também são negociadas mudanças no Ministério dos Esportes, na presidência da Caixa Econômica e nos Correios.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e...

Cláudio Castro culpa União por dívida contraída por Copa e Olimpíada e provoca Haddad

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) 27 de...

Chega de cravos vermelhos? (por Daniel Azevedo Muñoz)

Em 25 de abril de 1974, um movimento militar liderava uma marcha política em...

Mais para você