InícioNotíciasPolíticaEsteatose hepática: conheça os sintomas e riscos da gordura no fígado

Esteatose hepática: conheça os sintomas e riscos da gordura no fígado

Conhecida popularmente como gordura no fígado, a esteatose hepática ocorre quando as células do órgão são infiltradas pela gordura. O Ministério da Saúde (MS) estima que 30% da população brasileira tenha a condição. As principais causas da doença são obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo excessivo de álcool. 

A endocrinologista Marília Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), explica que não existe uma dose totalmente segura para o consumo de álcool que não comprometa o funcionamento do fígado. “O risco está presente mesmo em pequenas quantidades e a ingestão acima de dois drinques por dia pode estar associada à doença hepática”, afirma.

Os sintomas da esteatose hepática podem incluir dor no abdômen, cansaço, fraqueza, perda de apetite, barriga inchada e dor de cabeça constante. Mas em casos graves, a condição pode gerar hemorragias, peles e olhos amarelados, inchaço dos membros inferiores e cirrose, entre outros. O diagnóstico pode ser feito por meio de ultrassom, ressonância magnética e, em algumas situações mais complicadas, por biópsia.

De acordo com o Ministério da Saúde, é normal que o fígado tenha até 5% de gordura. Caso a quantidade exceda esse limite, e ele não for tratado o mais rápido possível, o paciente pode desenvolver hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. A inflamação provoca cor amarelada e aumento do tamanho do órgão. 

Gordura no fígado provoca a cor amarelada e o aumento do tamanho do órgão Alguns alimentos podem contribuir para o desenvolvimento e piora da esteatose hepática. Marília alerta que o consumo de carboidrato, açúcar e ultraprocessados em excesso é um dos vilões da saúde do fígado — porém, o café pode ser um grande aliado. “A ingestão de até duas xícaras por dia pode oferecer proteção contra fibrose e câncer de fígado a longo prazo”, enfatiza.

O órgão é responsável por mais de 500 funções fundamentais para manutenção do organismo, entre elas a produção de proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile.

Prevenção

Mudar o estilo de vida é a principal abordagem de tratamento. A endocrinologista pontua que se o paciente reduzir pelo menos 7% do excesso de peso, já terá benefícios no fígado. “Não existe um medicamento específico. A prioridade é a modificação do estilo de vida”, frisa Marília.

A nutricionista Camila Pedrosa esclarece que, para minimizar os impactos da condição, é imprescindível seguir uma dieta equilibrada em gorduras boas, frutas e vegetais, priorizando os alimentos com ação anti-inflamatória. Bons exemplos são açafrão, azeite, alho, ômega 3, gengibre e frutas vermelhas. 

Alimentos com ação anti-inflamatória minimizam os impactos da gordura no fígado Como prevenir a gordura no fígado? A médica nutróloga Renata Domingues de Nóbrega garante que praticar exercícios aeróbicos e de resistência regularmente ajuda na saúde do fígado pois melhora a sensibilidade à insulina.

“Os indivíduos com diabetes tipo 2, hipertensão e dislipidemia têm um risco maior de desenvolver gordura no fígado. É essencial gerenciar adequadamente essas condições por meio de medicamentos e mudanças no estilo de vida para prevenir a progressão do quadro”, afirma.

A médica lembra que é essencial se consultar regularmente com hepatologista e nutrólogo para monitorar a saúde do fígado.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

Serginho é o novo auxiliar da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

A parceria entre Bernardinho e Serginho está de volta, mas de uma maneira diferente....

Mais para você